Escola desperta consciência ambiental dos alunos com plantio de mudas
Os alunos da Escola Municipal Erich Klabunde, situada no bairro Vila Itoupava, colocaram as mãos na terra nesta quinta-feira, dia 5 de junho, e começaram um projeto especial em busca de um planeta melhor. Não foi o simples plantio de mudas de árvores, mas o início de um trabalho de preservação e cuidado com o meio ambiente que seguirá pelo futuro.
Tudo começou com a diretora reunindo os alunos para sorteio das mudas entre as turmas, cada série uma plantinha, um Ipê Roxo, um Ipê Amarelo ou um Manacá. Kaue Bona foi o escolhido para tirar o bilhete que ia definir a espécie de sua turma, e o menino deu sorte. “Eu achei bem legal, porque peguei bem a que eu queria (o Manacá)”, diz entusiasmado o aluno do 2º ano.
Após o sorteio, a missão foi plantar e Kaue comandou seu grupo. Ele conta que tem experiência, que já plantou em casa alguns pés de feijão, que, inclusive, renderam uma refeição. Mas não é só ele que está animado com a atividade. Eduardo Henrique Klabunde tem na ponta da língua o que é preciso para cultivar a planta. “Agora tem que molhar”, comenta.
O canteiro da unidade também recebeu atenção especial das crianças. O espaço foi embelezado com mudas de flores da espécie amor-perfeito. Tudo para deixar a escola ainda mais bonita, além de despertar nas crianças a importância de preservar o meio ambiente. A diretora Adriane Sasse Eichstadt, conta que a proposta é que a partir de agora cada turma seja responsável pela manutenção de sua muda.
Para isso, durante as aulas os baixinhos vão aprender um pouco mais sobre cada uma das espécies e como elas devem ser cuidadas ao longo dos próximos anos para que se desenvolvam adequadamente. A atividade foi desenvolvida especialmente no dia Mundial do Meio Ambiente e integrou o movimento O Agora Ambiental, promovido pela Prefeitura no intuito de fazer emergir ações sensibilizadoras e transformadoras ligadas à preservação do planeta. O aluno Eduardo Klabunde está no caminho certo. Ele explica que as árvores são importantes para as pessoas terem ar puro para respirar.
Além da EM Erich Klabunde, outras unidades da rede pública municipal aderiram à proposta. Na Escola Municipal Doutor Blumenau, localizada na Itoupava Central, as crianças foram convidadas para conhecer uma nascente situada próxima à unidade e que antigamente abastecia a escola. Aproveitando a visita, as crianças fizeram ainda o plantio de mudas nas margens da nascente, com o objetivo de preservá-la.
Na escola Machado de Assis, os alunos do 4º ano matutino se posicionaram na varanda e, acompanhados do som geral da escola, cantaram o Hino do Meio Ambiente para os demais estudantes. No pátio, nas varandas e nos corredores das salas, as crianças apreciaram a apresentação. Na oportunidade, também foi feito um momento de conscientização sobre os nossos deveres em relação à preservação do planeta.
A coordenadora curricular da Secretaria Municipal de Educação, Denise Maas Vieira, explica que “O Agora Ambiental" foi pensado para que as escolas dessem uma parada na correia do dia-a-dia para fazer uma reflexão. “Esses momentos precisam ser rotineiros, pois a vida acontece e não paramos para pensar o quanto impactamos o meio ambiente e o quanto ele nos oferece de maravilhas”, conclui ela.
Assessora de Comunicação: Talita Catie
