Blumenau e Governo do Estado firmam parceria para facilitar a transferência de alunos entre escolas municipais e estaduais
Medida facilita o acesso à rede estadual para estudantes que ingressarão em novas etapas de ensino
Blumenau aderiu a uma ação conjunta com o Governo do Estado de Santa Catarina para facilitar a transferência de estudantes da rede municipal para a estadual em 2027. A medida contempla alunos que ingressarão no 1º e no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio. O objetivo é simplificar a transição entre as redes e garantir que os estudantes deem continuidade à trajetória escolar, sem precisar ingressar em uma nova fila de espera.
As famílias interessadas devem preencher, até segunda-feira, dia 19, os formulários disponibilizados pela instituição de ensino municipal onde o estudante está matriculado. A partir dessa manifestação de interesse, será verificada a disponibilidade de vagas na rede estadual para o próximo ano letivo.
A instituição de destino será definida conforme o zoneamento da residência do estudante e a disponibilidade de vagas. O preenchimento do formulário não garante matrícula nem turno.
Estudantes que ingressarão em outras etapas de ensino ou que optarem pela Educação Profissional Técnica devem seguir o procedimento regular de inscrição na fila de espera da rede estadual.
“Essa parceria busca tornar a transição mais simples para as famílias, facilitando o acesso dos estudantes às vagas da rede estadual para 2027. É uma forma de organizar esse processo em conjunto com o Estado e dar mais clareza aos pais e responsáveis sobre os encaminhamentos necessários para a continuidade da vida escolar dos filhos”, afirma a secretária de Educação, Simone Probst.
Formulários
