Secretaria de Educação conta com novo sistema de gestão de informação
A Prefeitura de Blumenau está implantando um novo sistema de gestão de informação na área de educação. O EnsinaBlu, desenvolvido pela empresa MSTech, vai trazer mais eficiência para a rede municipal de ensino em Blumenau. O sistema engloba toda a parte de documentação escolar, diário de classe e histórico escolar. A adequação do software está sob a responsabilidade das secretarias de Educação e Gestão Governamental.
A gerente de Administração e Legislação Escolar, Marily Pagel, explica que o sistema permite fazer toda a gestão escolar e de RH. “Um grande destaque é a ferramenta que agiliza a organização dos horários de aula nas unidades. Certamente será um grande aliado dos diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos, evitando conflitos de horário e vagas”, salienta.
Ela ressalta que a implantação das funcionalidades será de forma gradativa e tem prazo de até dois anos para finalização. Todos os profissionais que atuam na rede municipal passarão por formação. Serão capacitados para utilizar o sistema professores, diretores, secretários, agentes administrativos e coordenadores pedagógicos. As capacitações ocorrem ao longo do ano, conforme avança a implantação do software.
O diretor de Sistemas Júlio Cezar de Souza Silva explica que cada pessoa irá receber um login e senha de acesso. “Em breve, o EnsinaBlu estará disponível para mobile, facilitando o acesso. Outro ponto que merece ser destacado é que os pais e alunos também serão cadastrados no sistema. Assim, os familiares e estudantes poderão acompanhar as notas e frequências ao longo do ano”, destaca.
Silva ressalta ainda que a ferramenta será uma importante aliada dos pais no acompanhamento escolar dos filhos. “Com a possibilidade do sistema em mobile, será possível acompanhar a chamada on-line, vendo se o filho está ou não no local”, salienta.
De acordo com o diretor, o software é uma grande evolução na informatização da gestão escolar. Ele ressalta que há uma expectativa muito positiva quanto à futura gestão de conteúdo, no sentido da disponibilização de vídeo aulas, banco de provas e até mesmo a realização de provas via tablet em sala de aula, onde o professor poderá acompanhar em tempo real o desenvolvimento dos alunos nas avaliações.
“Outro fator inovador para a área de educação é que em breve poderemos ter um vasto banco de dados estatísticos sobre as unidades educacionais. Será possível ter a estatística de médias entre unidades. Poderemos comparar, por exemplo, as médias das notas na disciplina de história entre escolas”, finaliza.
Assessora de Comunicação: Yara Schram
