
Desde 2009, Blumenau conta com a Farmácia Solidária que faz a distribuição de medicamentos sem custo à população. São mais de mil produtos cadastrados, incluindo os remédios de uso contínuo e antibióticos. A farmácia atende das 8h às 18h no andar térreo do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica, na rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte. Segundo a farmacêutica responsável, Paola Sofka, os medicamentos são fornecidos mediante receita médica, independente se for proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS), particular ou mesmo de outro convênio.
Funcionando também em Criciúma, a Farmácia Solidária sobrevive com a doação de medicamentos de clínicas e consultórios médicos. Foi criada para colaborar com a saúde pública e ajudar a população sem condições de obter os medicamentos na cidade. A farmácia é na verdade uma resposta da Prefeitura após o município ter sofrido com a catástrofe de novembro de 2008, quando uma exurrada tomou as ruas da cidade, provocando danos significativos em todos os bairros.
Segundo Paola, mesmo com a preescrição da receita médica, alguns medicamentos ainda podem ser retirados na farmácia, como os antibióticos, por exemplo, que podem ser obtidos num período de 10 dias após a validade da receita. Os medicamentos de uso contínuo tem prazo de seis meses para a retirada, contando a partir do mês de preescrição na receita. Os demais remédios têm prazo de 30 dias.
Assessor de Comunicação: Joni César
postada em 23/01/2014 10:58 - 9414 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com População é beneficiada com medicamentos gratuitos na Farmácia Solidária
Durante o mês de abril, três AGFs seguem abertos nos fins de semanaBlumenau inicia vacinação contra a Influenza na próxima segunda-feira, dia 7
Blumenau conquista duas premiações durante o 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC
Blumenau apresenta 11 trabalhos no primeiro dia do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC