Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,68m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 16h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Exposição indígena é atração de museu até abril

Exposição indígena é atração de museu até abril

A exposição temporária "Índios, bugres, nativos. Um passado presente", fica aberta no Museu da Família Colonial até abril. A atração é mais uma opção para o período de férias. A mostra organizada pela Fundação Cultural de Blumenau traz curiosidades dos hábitos e costumes índios Xokleng que habitam o Vale do Itajaí. Grupos interessados no tema podem agendar visitas pelo telefone (47) 3381-7516.

 

Uma dessas curiosidades é o feixe de corda (“uazêzê-uan”), uma tanga masculina confeccionada com corda de imbira, ticum ou urtiga brava. Podia ou não apresentar enfeites de pena de tucano ou xiriquá. Nos lados, o feixe era preso com tiras de cipó imbé. Com uma cordinha, a glade era presa à tanga.

 

Os homens usavam uma pulseira de tornozelo também feita com corda de imbira, ticum ou urtiga brava. Prendiam um “chumaço” de penas coloridas, que ficava para o lado de fora da perna. Após o nascimento, o menino já utilizava a tanga.

 

O público que visita o Museu da Família Colonial está fascinado pelas fotografias, reportagens e documentários da exposição que desvenda a história desse povo no Vale do Itajaí em um ambiente especialmente decorado com inspiração na Mata Atlântica.

 

O turista de Curitiba (PR) João Herinque Mour esteve na exposição com a esposa. O casal gostou do museu e da qualidade do audioguia, um novo sistema tecnológico que auxilia no passeio oferecendo explicações em português, inglês e alemão. Os aparelhos disponibilizados aos visitantes também fazem descrição para cegos. A mesma opinião positiva teve Fátima Maria da Cunha Motta, do Rio de Janeiro, que elogiou a implantação da tecnologia.

 

 

Serviço

 

Exposição Índios, Bugres, Nativos... um passado presente

Ingressos: R$ 3 (inteira) e R$ 1,50 (meia). Idosos com mais de 60 anos e crianças até 8 anos, entrada é franca

Horários: de terças a domingos, das 10h às 16h

Grupos podem agendar visitas pelo telefone (47) 3381-7516

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello