Programa Gestão e Transparência da Prefeitura é apresentado na Acib
O secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, participou nesta segunda-feira, dia 1º, da reunião conjunta da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Ele apresentou aos empresários o Programa Gestão e Transparência, executado pela Administração Municipal em parceria com o Observatório Social de Blumenau. Além de fazer um balanço das atividades já realizadas, que tornam a cidade uma referência nacional no assunto, o secretário divulgou um balanço das ações e resultados na área de captação de recursos do município. Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Edélcio Vieira, e o secretário de Obras, Paulo França, que apresentou as obras em contratação e em execução no município.
Durante o encontro, o secretário anunciou várias ações já realizadas como o novo Portal da Transparência; parceria inédita com do TCE para auditoria nos contratos com o BID; adesão ao programa Brasil Transparente; ranking para a pavimentação de ruas no sistema de mutirão; Fila Única, onde há o cadastro das crianças para vagas em creches; transmissão ao vivo das licitações via internet, com áudio e vídeo; divulgação da folha salarial da administração direta e indireta no Portal Transparência; rastreamento da frota de veículos e o Diário Oficial Eletrônico.
Sobre a captação de recursos pelo Município, o secretário explicou que, atualmente, a divisão de recursos se dá da seguinte maneira: a União fica com 60% dos impostos, os Estados com 23% e os Municípios com 17%. "O que se busca é que a União fique com 45%, os Estados 25% e os Municípios 30%", afirmou. Ao falar da capacidade de endividamento do Município relatou que em convênios a fundo perdido com Governos Estadual e Federal Blumenau tem R$117 milhões (de 2004 a 2014). "Em financiamentos temos hoje R$ 454 milhões contratados ou em contratação, com Caixa, Badesc, BNDES, Banco do Brasil e BID", acrescentou.
Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues
