Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
22º
16º
1,49m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
26/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Pintura homenageia fundador de Blumenau

Pintura homenageia fundador de Blumenau

A Fundação Cultural e a Casa do Comércio, com apoio do Sindilojas e Senac Restaurante Escola, convidam para o lançamento da pintura a óleo que retrata o fundador da cidade Dr. Blumenau. No ano que completaria 195 anos, Hermann Bruno Otto Blumenau recebe a homenagem póstuma no dia 30 de outubro, às 17h, na Casa do Comércio. Na ocasião será servido um coquetel.

 

A pintura intitulada "Dr. Blumenau" foi encomendada à artista Rosana Dominguez. O trabalho foi elaborado nos meses de agosto e setembro e é inspirado na capa do livro de José Ferreira da Silva "O Dr. Blumenau", coleção Personagens da História, da Editora Edeme. A obra feita a óleo retrata a imagem do fundador na época em que chegou ao Brasil.

 

É uma imagem do Dr. Blumenau mais jovem, diferente daquelas que o público está habituado. “Ficamos felizes em fazer esta homenagem e poder relembrar do esforço e da perseverança que ele teve para construir nossa cidade”, comenta o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto. “O objetivo é que a obra circule por um ano pela cidade até voltar para a Fundação Cultural onde será exposta definitivamente na sala que foi ocupada pelo próprio fundador da cidade”.

 

Trajetória

 

Dr. Blumenau nasceu em 26 de dezembro de 1819 em Hasselfelde, no Ducado de Brunswick, Alemanha, onde trabalhou em farmácia. Sexto filho de um inspetor florestal, o alemão viajou pela primeira vez para o Brasil em 1846 onde permaneceu inicialmente por dois anos. Retornou em 1850 e fundou a colônia São Paulo de Blumenau.

 

No período entre 1850 e 1859, Dr. Blumenau trabalhou na colônia com certa liderança. Em 1860, o regime brasileiro tomou conta do município. Foi quando Hermann Blumenau tornou-se o primeiro diretor oficial da colônia, pago pelo Estado. Na época a população de Blumenau seria de 947 habitantes.

 

Saiba mais

 

O que: coquetel de lançamento da pintura "Dr. Blumenau

Autora: Rosana Dominguez

Quando: 30 de outubro, às 17h

Onde: Casa do Comércio (Alameda Rio Branco, 165, Centro)

Confirmação de presença: até 27 de outubro pelo telefone 3381-6181 ou pelo e-mail presidencia@fcblu.com.br

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello