Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,68m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 16h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Maior cidade brasileira é fonte de inspiração para pinturas

Maior cidade brasileira é fonte de inspiração para pinturas

Em “Paródia do testemunho ocular”, o artista paulistano Rafael Ramos apresenta uma série composta por nove trabalhos produzidos entre 2017 e 2019. As pinturas partem de suas experiências pessoais com a cidade de São Paulo, onde imagens são apropriadas e recombinadas para pintar a cidade sem pintar uma paisagem, com a arte se dissolvendo no contexto da vida urbana. As obras estarão presentes na 1ª Temporada de Exposições deste ano, que abre ao público quinta-feira, dia 12 de março, às 19h. A entrada é franca.

Nas criações de Rafael, a metrópole é vista como uma terra mítica, saturada com uma parafernália de ilusões, como uma paisagem urbana onde o real e o natural deixam de existir. Não existe mais o debate arquitetônico, cessam as doutrinas, não há teoria, nenhum planejamento: há apenas a criação e a destruição do mosaico de fragmentos urbanos, a justaposição dos esforços humanos frente a natureza em um processo de acumulação de desastres e fantasias. É a paródia do testemunho ocular.

Sobre o artista

Rafael Ramos reside na capital de São Paulo. É formado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e pós-graduado em Design para movelaria. Fez cursos de pintura e artes plásticas no Mube com Paulo Whitacker (1998). Teve aulas de desenho e expressão visual no atelier de Silvio Dworecki (2003). Aprendeu a fazer gravura em metal no Museu Lasar Segall (2006) e esteve em sessão de acompanhamento de pintura com Paulo Pasta, no Instituto Tomie Ohtake (2015).

Também compõem a primeira temporada do ano as mostras “Passagem”, de Sonia Wysard (Rio de Janeiro/RJ); “Abaixo da Superfície”, de Kelly Kreis (Florianópolis/SC); “Até que a morte os separe”, de Martha Ozol (Florianópolis/SC); e “Sobre Cadeiras”, de Felipe da Costa (Blumenau/SC)”. Além da tradicional conversa com os artistas, a noite contará com lançamento dos livros Flagelo da Malária em Brusque e Bromeliário “Selva de Pedra” - Centenário de nascimento de padre Raulino Reitz, de autoria de Aloisius Carlos Lauth. O público também será brindado com declamação de poema e músicas interpretadas por integrantes da Banda Municipal de Blumenau.

As visitas às exposições do MAB podem ser feitas até 22 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176.

Saiba mais

1ª Temporada de Exposições no MAB

Abertura: quinta-feira, dia 12 de março

Local: MAB – Secretaria Municipal de Cultura (Rua 15 de Novembro, 161, Centro)

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da temporada, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical

As exposições do MAB

“Paródia do testemunho ocular”, de Rafael Ramos (São Paulo/SP)

“Passagem”, de Sonia Wysard (Rio de Janeiro/RJ)

“Abaixo da Superfície”, de Kelly Kreis (Florianópolis/SC)

“Até que a morte os separe”, de Martha Ozol (Florianópolis/SC)

“Sobre Cadeiras”, de Felipe da Costa (Blumenau/SC)”

Visitas: até 22 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello