Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
22º
15º
1,37m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 19h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Prefeito sanciona lei que denomina escolas bilíngues

Prefeito sanciona lei que denomina escolas bilíngues

O prefeito Mário Hildebrandt sancionou nesta quinta-feira, dia 2, a lei que altera a nomenclatura das escolas Erich Klabunde e Fernando Ostermann, com a inserção do termo bilíngue. A partir de agora, as unidades passarão oficialmente a se chamar Escola Municipal Bilíngue Erich Klabunde e Escola Básica Municipal Bilíngue Fernando Ostermann.

O objetivo, de acordo como prefeito, é garantir a continuidade do projeto para além de seu governo. “Sou um entusiasta das escolas bilíngues e quem sabe possamos expandir esse ensino para mais escolas de Blumenau no futuro. Acredito muito no potencial de transformação da Educação e a cidade verá o resultado desta iniciativa na vida dessas crianças daqui a alguns anos”, observou.

Segundo os diretores das unidades, a proposta foi recebida com entusiasmo tanto pelos profissionais, como pela comunidade. Na EBM Bilíngue Fernando Ostermann, do bairro Boa Vista, até mesmo um mercado próximo à escola trocou todas as placas de identificação dos setores para inserir os respectivos nomes em inglês, como forma de apoiar a formação das crianças. “Toda nossa equipe está bastante motivada, fazendo, inclusive, aulas de inglês para se comunicar com os alunos”, relatou o diretor Francisco de Oliveira Filho.

Já na unidade da Vila Itoupava, o desafio está no futuro, com o avanço do ensino bilíngue ao longo do Ensino Fundamental. “Estamos em tratativas com as universidades, para estimular a formação de professores na língua alemã. No inglês isso já está mais difundido, mas para o alemão precisamos iniciar agora essa preparação, tendo em vista a necessidade que surgirá mais adiante”, explicou a secretária de Educação Patrícia Lueders.

O ensino bilíngue foi implantado este ano nas duas unidades, iniciando de forma gradativa pelas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental. A escolha do alemão, no caso da EM Erich Klabunde, ocorreu pela história e pela colonização municipal, já do inglês na EBM Professor Fernando Ostermann, pelo reconhecimento como língua franca.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith