Cematepca encerra Semana do Meio Ambiente com chave de ouro
Nesta quinta-feira, dia 5 de junho, alunos Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (Cematepca) participaram de uma intervenção junto com o artista plástico Luciano Martins. Eles pintaram uma tartaruga marinha de 1 metro de comprimento e uma baleia cachalote de 2,5 metros de comprimento, confeccionadas com materiais recicláveis. A atividade marcou o término da 2º Semana do Meio Ambiente, promovida pela unidade de apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Durante os três dias de evento, cerca de 750 crianças e adolescentes participaram de uma série de atividades voltadas à preservação do planeta. Além de palestras com profissionais renomados, os alunos participaram de oficinas voltadas ao tema do evento “Oceanos e suas interfaces, venha mergulhar com a gente”. O Corredor Ecológico Tátil “Fundo do Mar” também encantou os visitantes. A sala temática foi montada com réplicas de animais marinhos, paisagem e os sons do fundo do mar, onde as crianças foram estimuladas a tocar e perceber os elementos despertando todos os sentidos.
Pedro Artur Furtado, 9 anos, ficou encantado com tudo o que viu durante a semana. “Foi bem legal, porque conheci animais que eu nem sabia que existia”, diz ele ao citar que viu de perto ossos de baleia e que tocou numa estrela do mar. Aluno da oficina de artes visuais do Cematepca, o menino conta que sua maior alegria foi a possibilidade de participar de uma intervenção junto com Luciano Martins. “Eu nunca pintei com um pintor e nós sempre fazemos trabalhos com base nos quadros dele”, diz o aluno que adora pintar.
Para a professora de educação socioambiental e organizadora do evento, Marcela Godoy, as atividades foram um sucesso e alcançaram o objetivo de promover a conscientização de crianças e adolescentes através da oferta de novos conhecimentos científicos. “Nossa melhor resposta veio dos comentários das crianças”, disse ao relembrar o entusiasmo dos alunos que participarem da Semana Municipal de Meio Ambiente.
Assessora de Comunicação: Talita Catie
