Fundação Cultural lembra os 20 anos do falecimento de Lindolf Bell
A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) prepara uma programação especial durante a semana do dia 10 de dezembro para homenagear o poeta timboense Lindolf Bell. Quem passar em frente à Praça Hercílio Luz na segunda-feira, às 10h30, receberá poemas do autor. A entrega será feita pelos colaboradores da FCBlu para lembrar os 20 anos do falecimento do escritor. Ao longo da semana, o projeto Memória Digital, um espaço virtual que conta a história blumenauense, publicará passagens da vida do poeta que serão compartilhadas nas redes sociais.
O filho dos lavradores Theodoro e Amália Bell nasceu no dia 2 de novembro de 1938 e faleceu no dia 10 de dezembro de 1998. Herdou dos pais o gosto pelos poemas com marcas urbanas e rurais. Lindolf também foi contador, crítico de artes, conselheiro estadual da cultura do Estado, promotor de eventos e professor, mas o reconhecimento nacional e internacional obteve ao alçar-se como líder do Movimento Catequese Poética, uma iniciativa que ampliou o alcance da poesia.
Seu movimento iniciou em 1964 e mobilizou outros artistas, desenvolvendo uma nova linguagem poética e ampliando a intervenção social de jovens escritores. A Catequese Poética é considerada um marco tanto na cultura popular brasileira como na literatura. A partir de Lindolf Bell a poesia assumiu sua função transformadora do tempo, do homem e da sociedade.
O poeta casou-se com a artista plástica Elke Hering, com a qual teve três filhos: Pedro, Rafaela e Eduardo Bell. Após difundir seu movimento pelo Brasil e Exterior, fixou moradia em Blumenau. Juntamente com a esposa e os amigos Péricles e Arminda Prade, criou a Galeria Açu-Açu, a primeira de Santa Catarina.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
