Memória Digital: Simão Gramlich
A autora do artigo “A produção arquitetônica de Simão Gramlich em Blumenau”, Thayse Fagundes e Braga, escreveu: “No início da década de 1930, Gramlich transferiu-se para Blumenau com sua família, ainda ligado à construção da matriz de Santa Cruz do Sul. Não se sabe ainda o motivo da sua vinda. Sua presença nesta cidade é constatada a partir do ano de 1932. Entre os anos de 1932 e 1934, os projetos de Gramlich foram realizados em parceria com Gustav Bleicker, através da empresa Gramlich & Bleicker: arquitetos e engenheiros”, com escritório na Rua 7 de Setembro (Blumenau).
Foram encontrados projetos resultantes desta parceria, sendo alguns ainda existentes: a casa de Frederico Rabe e a de Frederico Vetterle ambas projetadas em 1932 e localizadas na Rua XV de Novembro; e a casa de Willy Belz, pai do consagrado arquiteto blumenauense Egon Belz, na antiga Rua Mato Grosso, hoje Rua Pastor Oswaldo Hesse, projetada em 1933; a antiga residência de Walter Tonolli, de 1937, localizada na Alameda Rio Branco; em 1934 a sala de ginástica do Colégio Santo Antônio, e no fim daquele mesmo ano surgiram projetos assinados individualmente.
Na imagem, o desenho do projeto e a casa de Willy Belz, pai do arquiteto blumenauense Egon Belz.
(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Revista Blumenau em Cadernos, t.58, nov/dez. 2017, p. 65 -88)
