Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
26º
18º
1,13m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
27/08/26 14h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

As histórias de Lobato invadem a Fundação Cultural de Blumenau

As histórias de Lobato invadem a Fundação Cultural de Blumenau

Começou nesta segunda-feira, dia 17, o Circuito de Contação de Histórias de Monteiro Lobato. Promovida pelo Comitê Regional do Proler, programação segue até quinta-feira, dia 20, na Fundação Cultural de Blumenau. O evento é uma alusão ao Dina Nacional do Livro Infantil, comemorado neste dia 18, mesmo dia do nascimento do Monteiro Lobato.

O primeiro dia teve a participação especial de Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Narizinho, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, obra mais conhecida do autor. O grupo que participou do encontro socializou um pouco das vivências com os diversos personagens.

O circuito conta com a participação de crianças de seis instituições da cidade, com idades entre 3 e 6 anos. As sessões de contação de histórias do circuito são realizadas às 8h30, 9h45, 14h e 15h15.

A experiência de participar do circuito manifesta diferentes sensações aos participantes. “O circuito acrescenta muito no trabalho que é desenvolvido no cotidiano escolar. A contação de histórias está presente em diferentes ações propostas pela equipe pedagógica”, disse a coordenadora pedagógica do Colégio Menino Jesus, Elaine loss.

Para Helisabete Rodrigues Pereira, professora do Centro de Educação Infantil (CEI) Arão Rebelo, é importante que as crianças conheçam os textos de Lobato. “Resgatar estas histórias antigas amplia o repertório destes pequenos leitores”.

Na opinião da gerente do centro de publicação, documentação e referência em leitura, Shirlei Dickmann, é importante trazer as crianças a Biblioteca Pública, aos Museus e a Fundação Cultural. “Aproximá-los de movimentos culturais é fomentar a cultura e tornar os seres humanos mais sensíveis”.