Museu à noite serve de extensão da sala de aula
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) voltou a abrir as salas expositivas à noite, na última sexta-feira, dia 20 de maio, para receber 36 alunos do Curso Superior de Tecnologia e Design de Modas do Senai. O grupo visitou a Fundação Cultural acompanhado pela professora Sandra Bugmmann, que leciona Laboratório de Criatividade. O artista Luciano Costa Pereira e o curador Gleber Pieniz, atendendo a convite do MAB, vieram de Joinville para receber o grupo na Exposição Bichos, Acordes e Outras Superfícies. A artista visual Maristela Silveira também esteve presente prestigiando o encontro.
Costa Pereira conversou com o grupo sobre as obras expostas, como se dá o seu processo criativo, além de responder a questões como: O que o inspira? Para ele, qual o melhor horário para criar? Como é o espaço em que ele elabora suas criações? O que faz para ter ideias quando não está inspirado? Quanto tempo em média necessita para produzir uma obra? Quando considera que o trabalho está finalizado? O curador Gleber Pieniz explanou também sobre o processo de criação, as referências e suportes utilizados.
Após essa conversa com artista e curador, o grupo visitou as demais exposições da 2ª Temporada, com o objetivo proposto pela professora de observar buscando perceber formas, linhas, cores, temas, sentidos, para posteriormente responder algumas questões e como atividade desenhar um acessório inspirado na obra.
Para a professora Sandra Bugmmann poder trazer seus alunos para visitar o Museu de Arte de Blumenau em horário noturno e ainda contar com a presença do artista e curador de uma das exposições para essa conversa construtiva e informal foi muito importante para as atividades que desenvolve e pretende desenvolver. “O artista e o curador destacaram que o encontro para eles também é de troca e de feedback sobre o trabalho”, comentou a gerente do museu Mia Ávila. “Para o MAB, a satisfação é de poder contribuir e cumprir a missão de ser uma extensão da sala de aula.”
A professora agradeceu a receptividade. “Mais uma vez agradeço a disponibilidade em abrir o museu, proporcionar a conversa com o artista Costa Pereira e nos acompanhar na visita”, disse Santra. “Foi uma grande e significativa experiência para os alunos, promovendo também a ampliação de referências visuais e repertório imagético e poético para seu desenvolvimento acadêmico e como futuros criadores na área da moda”, concluiu.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
