Planeta Solitário abre CineArte 2016
As noites cinematográficas das segundas-feiras estão de volta à Fundação Cultural de Blumenau. A seleção de filmes inclui Planeta Solitário, Verdades e Mentiras, Juan dos Mortos e Heli. As sessões com entrada franca começam sempre às 19h30.
Planeta Solitário é o primeiro filme a ser exibido neste ano. Este filme de 2014 é literalmente uma viagem à solidão. Em seu último verão antes do casamento, Alex e Nica partem de férias rumo às montanhas do Cáucaso, na Geórgia. Para acompanhá-los, o jovem casal contrata um guia que os levará por desertos lunares e outras paisagens de natureza quase intocada. A longa caminhada é percorrida com leveza, mas sempre envolta pelo austero silêncio do cenário. Diante de um pequeno gesto de Alex, tudo que existe entre eles é colocado à prova.
Saiba mais
7 de março
Planeta Solitário (2014, legendado, 113min., 12 anos)
Direção: Julia Loktev
14 de março
Verdades e Mentiras (1974, legendado, 96min., 12 anos)
Direção: Orson Welles
Sinopse: IF for Fake é um documentário ensaístico. Um filme sobre a fraude, a mentira, nos seus vários ângulos. Centra-se na vida do famoso falsificador de arte Elmyr de Hory. Welles surge em vários locais, inclusive num restaurante, até numa suposta sala de edição, criando um filme dentro do filme.
21 de março
Juan dos Mortos (2012, 92min., 14 anos)
Direção: Alejandro Brugués
Sinopse: Uma horda de zumbis famintos por carne humana que assola as ruas de Havana. Estende-se o rumor de que os responsáveis pela situação são os grupos dissidentes que servem aos Estados Unidos. O pânico se apoderou do povo, no meio da confusão um herói: Juan que, com o slogan "João dos mortos, matamos seus entes queridos", é oferecido às pessoas para eliminar, por um pequeno preço, os familiares infectados.
28 de março
Heli (2014, 105min., 16 anos)
Direção: Amat Escalante
Sinopse: Passado em uma cidade no interior do México, assolada pelo domínio do crime organizado, Heli acompanha a dura realidade de uma família que se vê tragicamente inserida em uma trama de corrupção e vingança, a partir do namoro de uma jovem garota, irmã do personagem que dá nome ao filme, com um cadete policial envolvido com os criminosos locais. Rapidamente é possível perceber que a real protagonista do filme é a violência que condiciona as ações dos personagens e determina as consequências. Para cada ato, existe uma reação e ela é necessariamente codificada como uma expressão violenta.
Local: Cine Teatro Edith Gaertner, Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Horário: 19h30min
Entrada franca
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
