Pipoca Acessível apresenta o filme Olga
A Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau convida para a segunda sessão do Pipoca Acessível. O longa-metragem Olga será apresentado quarta-feira, dia 16 de setembro, às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner, com recurso de audiodescrição. A iniciativa tem apoio da Fundação Cultural de Blumenau e a entrada é franca.
O filme conta a história de Olga Benário Prestes. Nascida em Munique, na Alemanha, em 1908, filha de pais judeus, tornou-se uma ativista do comunismo. Após libertar seu namorado Otto Braun da cadeia, eles são forçados a fugir para a União Soviética, onde recebem treinamento de guerrilha.
Olga logo se destaca no Partido Comunista. No movimento, conhece Luís Carlos Prestes, que viria a se tornar um dos principais líderes comunistas do Brasil. Em 1934, quando Prestes volta ao país, designado pela internacional Comunista para liderar uma revolução armada, Olga é designada para escoltá-lo. Passam a viver na clandestinidade enquanto planejam a derrubada do governo de Getúlio Vargas. Durante este período, a relação amorosa entre Prestes e Olga amadurece e ela fica grávida em 1935.
Asilo político
Quando o movimento revolucionário é derrotado pelas forças de Vargas, Olga e Prestes são presos pelo duro chefe de polícia Filinto Müller. Diante de rumores de que seria deportada, Olga divulga sua gravidez e solicita asilo político por ser casada e estar grávida de Prestes. O Governo Vargas, que nesse momento simpatizava com a ditadura de Adolf Hitler, deporta Olga, mesmo grávida de sete meses.
Na prisão alemã, dá à luz à filha que batiza de Anita Leocádia, em homenagem a Dona Leocádia, mãe de Prestes. Após o período de amamentação, a menina foi retirada de Olga e entregue à Leocádia. Após anos de prisão em campos de concentração, durante os quais a opinião pública internacional fez inúmeras tentativas de libertá-la, Olga é morta na câmara de gás. Somente anos depois, Prestes e sua filha leriam a última carta de Olga, onde faz uma comovente despedida.
Saiba mais
Pipoca Acessível
Filme: Olga
Data: 16 de setembro
Horário: 19h
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Entrada franca
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
