Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
24º
13º
1,71m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
20/10/26 18h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Samae retoma fiscalização de ligações de esgoto em Blumenau

Serviço é gratuito, equipes são identificadas e fiscalização começa no sábado, dia 24, no Garcia

Samae retoma fiscalização de ligações de esgoto em Blumenau
Foto: Everton Siemann, Samae, Divulgação

O Samae retoma neste sábado, dia 24, o Programa Rio Limpo, que fiscaliza as ligações de esgoto dos imóveis atendidos pela rede pública de coleta e tratamento. Nesta fase, as inspeções serão feitas pelos próprios servidores da autarquia e começam por imóveis do bairro Garcia.

O objetivo é identificar irregularidades nas instalações sanitárias, especialmente quando o esgoto doméstico é lançado de forma inadequada na rede pluvial, em rios, ribeirões ou diretamente no solo. A destinação incorreta representa riscos ao meio ambiente e à saúde pública, além de contribuir para a contaminação dos recursos hídricos.

“Esse trabalho havia sido iniciado em junho do ano passado, quando a gente contratou uma empresa. Os resultados não estavam dentro do que era esperado e optamos por rescindir o contrato. Com o reforço do quadro de servidores neste ano, decidimos retomar esse trabalho, agora com técnicos do Samae”, disse a diretora de Esgotamento Sanitário do Samae, Elaine Schmitz.

Durante as visitas, as equipes farão inspeções técnicas para verificar se as instalações estão conectadas corretamente à rede pública. Para identificar possíveis problemas, poderão ser usados testes com corantes não tóxicos, que permitem acompanhar o percurso da água. Os servidores também vão orientar os moradores sobre a importância da ligação correta e os procedimentos para regularizar eventuais situações.

O trabalho começa por cerca de 300 imóveis do Garcia em que as equipes não conseguiram contato anteriormente. “Vamos começar por esses locais e aproveitar o fim de semana, já que é quando a maioria das pessoas está em casa”, disse o gerente de Esgotamento Sanitário do Samae, Luciano Gomes.

Nos imóveis em que ninguém for encontrado, os profissionais deixam um folder com informações sobre o programa e um telefone de contato para agendar a visita.

Segurança

Os servidores estarão sempre identificados, com crachá e uniforme do Samae. “A gente pede que as pessoas recebam as equipes e contribuam para que sejam feitas as inspeções. Não será cobrada nenhuma taxa pelo serviço. Se alguém lhe pedir qualquer valor, ligue para o telefone 190 e chame a polícia”, reforçou Elaine Schmitz.

Assessor de Comunicação: Everton Siemann