Fundação Cultural ganha fornos para oficinas de arte
A Fundação Cultural de Blumenau recebeu em sua sede fornos para queima de cerâmica e de porcelana. Os dois equipamentos, doados pelo Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (Cematepca) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estavam inativos e agora vão ser aproveitados nas oficinas de cerâmica que serão disponibilizadas em 2014.
O Cematepca é mantido pela Secretaria Municipal de Educação. Não possuía espaço para as oficinas, por este motivo firmou parceria com a Fundação Cultural de Blumenau. Como atende crianças no Ribeirão Fresco, bem próximo ao Centro Histórico, poderá beneficiar seu público com as atividades previstas para o ano que vem.
Para abrigar estas oficinas, a Fundação Cultural ampliou e adaptou um dos seus espaços. A reforma iniciou em maio deste ano. O projeto coordenado pela arte educadora da FCB Juliana da Silva prevê, inicialmente, duas oficinas: Cerâmica e Mosaico. Direcionadas à comunidade em geral, o objetivo das atividades é incentivar a criatividade e a livre expressão, desenvolvendo novas habilidades e criando novos artistas. As inscrições serão abertas no primeiro trimestre de 2014.
Formada em Artes Plásticas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), cursando especialização em Arte e Educação, Juliana Silva é ceramista e professora desde 2002. Também atua como professora de Cerâmica e Mosaico no Departamento de Cultura de Gaspar desde 2006.
Na avaliação do diretor de Cultura da FCB, Ricardo Pimenta, o lançamento das oficinas é positivo por três pontos: "serão coordenadas por profissional que já integra a equipe da Fundação e possui capacitação para conduzir as duas oficinas; as aulas utilizarão espaço que era usado como depósito e hoje foi transformado em uma nova sala de aula; e utilizará fornos que estavam parados, dando utilidade para um bem público".
Oficina de Cerâmica/Modelagem
Público alvo: A partir de 12 anos
Quando: 2014
Oficina de Mosaico
Público alvo: A partir de 12 anos
Quando: 2014
Local: Fundação Cultural de Blumenau
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
