Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,48m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 18h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Exposições do MAB enriquecem roteiro de verão

Exposições do MAB enriquecem roteiro de verão

O público que optar por um passeio cultural nesta época de altas temperaturas no Vale do Itajaí poderá se deslocar à Fundação Cultural de Blumenau e apreciar as exposições da 5ª Temporada do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Em cartaz, as exposições Tempo e Deslocamento, de Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos, Cultura x Natura, de Cássio Leitão, Ponto de Fuga, de Alexandre Silveira, Um pedaço desapareceu, de Pakawon T. Martin, Cidades Perdidas, de Valentina Fernandes, e Imagens urbanas de Júlia Mota. As obras podem ser visitadas até o dia 13 de fevereiro, de terça a domingo, no horário das 10h às 16h. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.

 

Destaque da semana:

 

Exposição: Tempo e Deslocamento

Artistas: Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos

Local: Sala Especial do Museu de Arte de Blumenau

 

A exposição "Tempo e deslocamento" é composta por trabalhos que adotam a fotografia e o desenho para criar espaços reais e fictícios permeados por um pensamento crítico em relação ao homem e seu convívio com a natureza. As fotografias são de caráter documental e os desenhos, apesar do realismo, propõem outros sentidos para o espaço retratado construindo ideologicamente o conceito dos trabalhos. As seis obras que integram a exposição foram desenvolvidas durante uma residência artística na Irlanda em 2013 (Fire Station Artists Studios, Dublin) e tiveram inspiração no horizonte urbano das cidades de Dublin e Belfast, seus grandes portos e suas estruturas industriais.

 

Apesar de criadas na Irlanda, essas obras juntas expõem um conjunto de ideias que transpassam a fronteira do território dado que suas narrativas abordam temas de relevância coletiva: a manipulação do mundo natural pelo homem, a maneira como ele o utiliza e ao mesmo tempo sua impotência em relação à força da natureza. O projeto Tempo e Deslocamento foi aprovado pela Funarte e contempla acessibilidade com textos e etiquetas em Braille e audioguias.

 

Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos formam uma dupla colaborativa residente em São Paulo. Os artistas, combinando seus conhecimentos e perspectivas artísticas, produzem obras em mídias diversas, como fotografia, vídeo, desenho, pintura e instalação.

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello