Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,68m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 15h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira, dia 10 de abril

Vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira, dia 10 de abril
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza na segunda-feira, dia 10 de abril. A aplicação do imunizante seguirá o cronograma do Ministério da Saúde (MS), e, neste primeiro momento, os grupos prioritários terão acesso à vacina nas 33 salas ativas do município, localizadas tanto nos Ambulatórios Gerais (AGFs), quanto nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Para receber o imunizante contra a H1N1, basta agendar a aplicação no site, e portar um documento de identificação com foto, além da carteira de vacinação.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente, portanto, a vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
 
O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. “A doença costuma ter início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza, por isso, a nossa campanha de vacinação inicia pelos grupos prioritários, considerados pelo Ministério da Saúde como os mais vulneráveis”, argumenta o secretário.
 
Grupos prioritários
• Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
• Trabalhadores da saúde;
• Gestantes e puérperas;
• Professores do ensino básico e superior;
• Indígenas;
• Idosos com 60 anos ou mais;
• Profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas;
• Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
• Deficientes permanentes;
• Caminhoneiros;
• Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
• Trabalhadores portuários;
• População privada de liberdade e funcionários do sistema carcerário;
• Adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
 
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros