Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,48m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 18h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Blumenau é referência nacional em projeto de educação para o trânsito

Blumenau é referência nacional em projeto de educação para o trânsito

Com nove escolas participantes do Projeto Percepção de Risco no Trânsito em Escolas Públicas Lindeiras, elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau é referência nacional. Na tarde desta quarta-feira, dia 24, representantes do DNIT de Brasília/DF estiveram na cidade para conhecer o trabalho desempenhado na Escola Básica Municipal (EBM) Duque de Caxias, no bairro Itoupava Central.

Acompanhados de Regina de Andrade, pedagoga do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC (Labtrans), a pedagoga Kenya Estrela de Aquino e o engenheiro civil Rogério Lezino Costa Leite, ambos da área de educação de trânsito da coordenação de operações rodoviárias do DNIT/Brasília, vieram buscar informações para implantar o projeto em escolas de Brasília. “Muito interessante o entusiasmo e boa vontade das diretoras das escolas daqui em abraçar e continuar o projeto”, ressalta Kenya. Blumenau foi piloto do trabalho, iniciado em 2007, com a EBM Professora Nemésia Margarida e hoje já conta com nove escolas participantes. No total, em Santa Catarina, o projeto é executado em 18 escolas de 11 municípios. 


Segundo Regina, é possível observar que Blumenau tem um dos maiores desempenhos através das publicações e resultados apresentados. “Nos relatórios e avaliações apresentados pelos professores acompanhamos o comportamento das crianças e até mesmo dos pais”, assegura ela. Anelize Scholosser, gerente de projeto de saúde escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acredita que a referência do município se deve a boa parceria entre Semed, Escola Pública de Trânsito do Seterb (EPTrans) e as escolas. “A participação da Escola Pública de Trânsito contribui no trabalho realizado pelos professores”, diz Anelize.


“Os alunos associam o que acontecem no dia-a-dia com o que eles aprendem em sala. A presença da Escola Pública com o agente de trânsito reforça as atividades”, informa a diretora da EBM Duque de Caxias, Carla Klemz Rosemann. O objetivo do projeto é que as crianças e adolescentes tenham percepção de risco no trânsito. Ao longo do ano, as escolas participantes abordam diversos temas ligados ao assunto, como, por exemplo, primeiros socorros, sinalização e meios de transporte. 


Os representantes do DNIT/Brasília estiveram na EBM Duque de Caxias porque ao longo da quarta-feira a EPTrans esteve na escola com a pista educativa de trânsito, voltada aos alunos do pré ao quinto ano. A pista educativa conta bicicleta e um circuito composto por sinalização horizontal e vertical, como semáforos, faixas indicativas e cones, imitando situações reais no trânsito. Este trabalho realizado pela EPTrans também é levado para outras escolas de Blumenau e conta ainda com jogos, palestras e o teatro de fantoche. 

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva