Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,68m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 15h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Dia Mundial da Limpeza em Blumenau contou com quase meia tonelada de resíduos recolhidos

Dia Mundial da Limpeza em Blumenau contou com quase meia tonelada de resíduos recolhidos

A Prefeitura de Blumenau foi uma das apoiadoras do evento Dia Mundial da Limpeza, no sábado, dia 21,  promovido anualmente em mais de 150 países. A ação programada pelo Grupo Pegada Verde contou com a participação de mais de 40 voluntários que realizaram a coleta de resíduos nas vias no entorno da Praça do Estudante, localizada na Rua 7 de setembro.

Foram coletaddos no local aproximadamente 200 kg de resíduo. Além disso, o Samae disponibilizou containeres para que os moradores de outras grandes regiões da cidade (Ponta Aguda, Velha Central, Garcia e Itoupava Central) depositassem o seu resíduo até às 17h. Os moradores levaram desde materiais da linha branca (geladeira, móveis, televisores) até materiais recicláveis (latinhas, garrafas pet, papelão e plásticos). Foram coletados nestes outros pontos mais de 240 kg de resíduos.

Com essas ações, a Prefeitura de Blumenau, apoia o terceiro setor que é composto por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos. Uma união de forças entre o setor público com o privado, com a função de promover a solidariedade social.

As organizações que fazem parte desse setor são criadas pela participação voluntária, realizando práticas de caridade, filantropia, proteção à natureza e diversos trabalhos com o intuito de alcançar objetivos sociais e públicos, como atendimento médico, campanhas educacionais, eventos culturais e muitas outras atividades que melhorem a qualidade de vida da população. O evento também contou com o Apoio da Secretaria de Turismo, Semmas (antiga Faema), Samae e Parque Vila Germânica.

O Movimento
O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza, começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza em todo o mundo, durante 30 horas em cada canto do planeta