Autora mirim lança obra poética em clima festivo
A escritora Sofia Moura Donato, de 13 anos, é uma das atrações na festa dos 67 anos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller e dos 42 do programa Biblioteca Ambulante. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental participa do evento, nesta terça-feira, dia 30 de julho, às 9h30, quando irá lançar o livro poesias "Desculpa, Viajei!" Para marcar a data, estão sendo preparadas atividades culturais para brindar o público que frequenta o ambiente dos livros da famosa Rua das Palmeiras (Alameda Duque de Caxias, 64), no Centro Histórico. A programação aberta a toda a população também terá apresentações artísticas, show com integrantes da Banda Municipal de Blumenau e declamações de poesias nas vozes de Werner Reimer e Reynaldo Pfau. A entrada é gratuita.
Com relação à obra de Sofia, apesar da pouca idade, os livros e a leitura não são aspectos novos em sua vida. “Desde a infância fui incentivada a ler e estive rodeada de leitores fluentes que aproveitavam e viam a literatura como um espaço para lazer e cura de corpo e mente. Férias desse mundo atribulado em que vivemos”, salienta ela. “Como o fruto não cai longe do pé, tenho orgulho de dizer que sou tão admiradora das palavras quanto as pessoas que apresentaram-nas a mim.”
Como a maioria das crianças, Sofia gostava de criar histórias e mundos cuja existência era um segredo só dela. “Porém, essa criatividade foi sendo levada cada vez menos de forma leviana, e eu comecei a pensar que talvez a escrita fosse mesmo o que eu queria. E aparentemente, não fui só eu que pensei assim”, observa. “Cerca de dois anos atrás eu viajei para a casa da minha tia, que já era escritora e professora. Ao ver os meus poemas ela me incentivou a publicarmos um livro com todo aquele material, eu concordei, claro.”
Na verdade Sofia não teve inspiração específica ou uma ideia genial quando resolveu ser autora de um livro. Foi um processo lento e nem um pouco planejado. “É verdade, porém, que plantada a ideia, surgiu um motivo pelo qual eu tive tanta vontade de lançar o mais rápido possível. Eu queria mostrar que a literatura não tem idade para ser apreciada e renovada, todas as gerações têm espaço na arte das palavras e elas têm que aprender a reivindicar e usar esse espaço.”
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
