Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
22º
16º
1,55m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
26/08/26 16h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Memória Digital: aniversário de Blumenau

Memória Digital: aniversário de Blumenau

No princípio, a colônia era de propriedade do fundador Dr. Blumenau. Em 1860, o Governo Imperial encampou o empreendimento e Dr. Blumenau foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de município, em 1880. Em poucos anos, Dr. Blumenau, dotado de grande energia e tenacidade, fez da colônia um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial na economia do país.

Herança da história de sua colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições únicos. Colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses, também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.

A imagem mostra, no desfile em comemorações do centenário de Blumenau de 1950, a passagem do 14º Grupo (carro) representando a primeira escola pública instalada no ano de 1855.

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / https://www.blumenau.sc.gov.br/blumenau/historia)