Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

A 1ª Caminhada das Nascentes busca conscientização para o meio ambiente

A 1ª Caminhada das Nascentes busca conscientização para o meio ambiente

A Nova Rússia é uma das regiões blumenauenses onde a natureza ainda domina as paisagens. Buscando incentivar a visitação àquela área, de forma responsável e sem causar agressões ao meio ambiente, a Administração Municipal organiza a Caminhada das Nascentes. A 1ª edição do evento contemplativo e ecológico acontecerá no dia 8 de junho. O percurso de 10 km poderá ser percorrido a pé ou de bicicleta.

Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de maio, ou até se esgotarem as inscrições, no link www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-do-meio-ambiente, sob o valor de R$ 30 por participante. Visando preservar o ecossistema da região, as inscrições serão limitadas a 300 caminhantes e 60 ciclistas. Após fazer a inscrição, o caminhante deve retirar seu kit de identificação, com a camiseta e sacola ecológica, na sede da Faema, localizada na rua XV de Novembro, 1505, Centro, entre os dias 26 e 30 de maio.

A largada está agendada para as 8h para os caminhantes; já para os ciclistas, a largada acontece às 9h. No ponto de partida, a ETA III - Estação de Tratamento de Água do Samae, localizada na rua Rua Santa Maria, 4200, Progresso, será disponibilizado estacionamento gratuito, reservado exclusivamente aos inscritos, com capacidade para 160 veículos. O trajeto contará com três postos de abastecimento de água e frutas.

Embora equipes de apoio, compostas por guardas de trânsito e policiais militares, estejam preparadas para monitorar o trajeto, uma ambulância com médico também estará presente, para garantir o pronto-atendimento em caso de algum acidente ou incidente. Junto às linhas de largada e chegada, os caminhantes e ciclistas

terão acesso a serviço de emergência, banheiros químicos e um guichê

designado para informações sobre o evento.


No ponto final do percurso, na entrada do Parque Nacional da Serra do Itajaí, haverá transporte gratuito para que o participante retorne ao ponto inicial da caminhada. Neste mesmo local será servido um café típico, sob o valor de R$10. A Faema e a Polícia Militar Ambiental também estarão recepcionando os participantes da Caminhada e farão a distribuição de mudas e cartilhas sobre educação ambiental aos participantes.

 

Para os participantes que quiserem estender sua estada na Nova Rússia, alguns dos recantos naturais locais estarão oferecendo almoço, sob reserva.

- Restaurante Recanto Silvestre - (47) 3336-5895

- Recanto Arno Schmidt - (47) 3329-5554

- Rancho do Willy - (47) 9278-8804

 

Caminhadas ecológicas para todas as idades e condicionamentos físicos

A exemplo do modelo adotado pela Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava, a Caminhada das Nascentes é uma atividade da qual pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos podem participar, já que o foco é a contemplação. A ausência da competição possibilita que cada caminhante ou ciclista siga seu próprio ritmo. As Caminhadas blumenauenses adotam o padrão da Federação Internacional de Esportes Populares, dedicando-se às atividades não competitivas, ao comércio solidário e à promoção do turismo responsável.

A Caminhada das Nascentes é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau com o apoio da Comunidade da Nova Rússia - Associação de Moradores Guarapari e Transversais, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Corpo de Bombeiros de Blumenau, Polícia Militar Ambiental, 23º BI e Associação Blumenauense Pró-Ciclovia.

 

Assessora de Comunicação: Ana Matesco