Pipoca Acessível apresenta três sessões nesta quinta
O Centro Braille dedica esta quinta-feira, dia 30 de junho, aos apreciadores do mundo mágico do cinema. Os fãs da sétima arte poderão acompanhar três sessões do Projeto Pipoca Acessível, que rodará os filmes Guerreiro Didi e a Ninja Lili, às 9h, Os Smurfs, às 14h, e Se eu fosse você, às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner. Os filmes com audiodescrição permitem a compreensão de pessoas com deficiência visual. A entrada é franca e os presentes poderão acompanhar as histórias saboreando deliciosa pipoca.
A primeira sessão, às 9h, será em parceria com a Escola Municipal Pastor Faulhaber. O filme Guerreiro Didi e a Ninja Lili conta passagens do início do século XX. Naquela época, Lili (Lívian Aragão) é a filha de um jovem oficial europeu convocado para a guerra. Um mestre oriental fica responsável pela educação dela, principalmente na milenar arte que deu origem aos ninjas. Ele envia Lili de volta à Europa para ser criada por sua única familiar viva, Morgana (Vanessa Lóes), sua milionária tia materna. Mas a menina não está sozinha: o mestre pede para que o atrapalhado Didi (Renato Aragão) cuide da pequena ninja.
Às 14h, em parceria com o Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea) e o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede), o Centro Braille da Fundação Cultural de Blumenau apresenta a segunda sessão infantil do projeto Pipoca Acessível. As crianças e seus acompanhantes terão a oportunidade de assistir Os Smurfs com o recurso da audiodescrição, que traduz as imagens em palavras, tornando a prática de ir ao cinema acessível.
No filme, Gargamel (Hank Azaria) e o gato Cruel enfim encontram onde fica a pacata vila encantada dos Smurfs, graças a um descuido de Desastrado (Anton Yelchin). Eles invadem o local, o que provoca uma debandada dos Smurfs. Desastrado segue o caminho errado e, devido a ser noite de lua azul, se vê diante de um portal mágico. Ele, Papai Smurf (Jonathan Winters), Smurfette (Katy Perry), Gênio (Fred Armisen), Ranzinza (George Lopez) e Corajoso (Alan Cumming) entram no portal, para escapar das garras de Gargamel. O sexteto se vê em plena Nova York, um mundo desconhecido e bem diferente do que estão acostumados. Como Gargamel os segue, eles acabam se separando, com Desastrado indo parar em uma caixa, levada por Patrick (Neil Patrick Harris) para sua casa. É o suficiente para que os demais Smurfs o sigam, no intuito de resgatar o amigo.
Para encerrar o dia, às 19h, na sessão mensal com recurso da audiodescrição, o Projeto Pipoca acessível exibirá o filme Se eu fosse você. No filme, Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos e cada um terá que assumir por completo a vida do outro até que encontrem um meio de reverter a situação na qual se meteram.
Pipoca Acessível
Dia: Quinta-feira, dia 30 de junho
Horários: Guerreiro Didi e a Ninja Lili, às 9h, Os Smurfs, às 14h, e Se eu fosse você, às 19h
Entrada franca
Local: Cine Edith Gaertner, Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro 161, Centro)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
