Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Preservação de imóveis de interesse cultural é tema de seminário

Preservação de imóveis de interesse cultural é tema de seminário

Nesta terça-feira, dia 27, acontece o último dia de atividades do 2º Seminário de Patrimônio Cultural Edificado. Na pauta de hoje estão assuntos como estratégias para preservação de imóveis de interesse cultural e os cuidados na restauração destas edificações.

A programação iniciou às 8h30, com uma palestra sobre a paisagem e arquitetura da Vila Itoupava. Ainda, no decorrer do dia, serão debatidas questões voltadas ao processo de manutenção da identidade e memória cultural destas casas antigas e os agentes biológicos de degradação dos bens culturais. O evento acontece na Associação Recreativa Desportiva Serrinha.

No período da tarde, a partir da 13h30, será realizada uma visita à Sociedade Esportiva e Recreativa Primavera para identificação de patologias, diagnóstico e avaliação das intervenções necessárias. Tudo com enfoque na preservação das características originais das edificações germânicas.

Conforme explica o secretário de Planejamento Urbano e presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural Edificado de Blumenau, Juliano Gonçalves, este é um momento importante para debater junto à comunidade as questões voltadas à preservação do patrimônio cultural de Blumenau. A discussão do assunto se faz necessária diante do número de imóveis de interesse cultural no município, que, segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, chegam a 200.

·         Edificações Tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional: 8;

·         Edificações Tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional e Estado: 5;

·         Edificações Tombadas pelo Estado: 55;

·         Edificações Tombadas pelo Município: 52;

·         Edificações Pré-Tombadas pelo Município: 87.

Conforme explica a arquiteta da Secretaria de Planejamento Urbano de Blumenau, Camila Rodrigues, os imóveis considerados de interesse cultural são os que representam a história da cidade. “Edificações em ruas históricas do município também são considerados de interesse cultural e representam o modo de vida da sociedade”, explica.

O processo de tombamento é realizado através de estudos de arquitetura, de localização e ambiente. Estes estudos são apresentados ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural Edificado de Blumenau e decididos se serão ou não tombados. Um dos incentivos na preservação desses bens culturais é a isenção do IPTU para o proprietário. “Taxa de venda e ITBI também estão na lista como medidas para preservar a memória cultural da cidade”.

Segundo o secretário, o grande desafio é criar instrumentos efetivos de preservação do patrimônio histórico e cultural. “Hoje percebemos que a legislação vigente não é suficiente. Grande parte do patrimônio está se deteriorando e somente medidas repressoras não vão surtir efeito. Não existem mecanismos eficientes para viabilizar a preservação”, comenta.

Seminário

O 2º Seminário de Patrimônio Cultural Edificado é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento Urbano, por meio da Diretoria de Planejamento e da Gerência de Patrimônio Cultural Edificado com apoio do Instituto Histórico de Blumenau (IHB) e patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU). . Paralelamente ao evento acontece também a Mostra Fotográfica Revelando a Vila, que apresenta imagens voltadas à arquitetura e à paisagem cultural do bairro Vila Itoupava. As fotografias foram produzidas pela própria comunidade, que enviou às imagens para a Prefeitura. 

Assessora de Comunicação: Franciele Back