Prefeitura informa sobre situação da cidade devido à chuva
A medição das 13h desta quinta-feira, dia 22, aponta o nível do Rio Itajaí-Açu em 8,44 metros. A previsão para as 21h é de 9,50 metros. O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil nas últimas horas já chega a 64. A comunidade deve ficar atenta às cotas de enchente e também para possíveis deslizamentos. Estas informações estão disponíveis no site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br) e no site Alertablu (alertablu.cob.sc.gov.br).
Em caso de emergência, o telefone de plantão é 199. Até o momento não há problemas com o abastecimento de água. Uma nova projeção será divulgada pelo Ceops às 18h. O GRAC – Grupo de Resposta e Ações Coordenadas se reúne às 19h para definir as próximas ações.
Abrigos
Até o momento dois abrigos estão ativados. Um na Itoupava Norte, localizado na Igreja Evangélica Livre de Blumenau (Ielblu), rua Cidade do Salvador, 89. O outro, está localizado na Paróquia São Francisco de Assis, na rua Francisco Vahldieck, 1149, bairro Fortaleza. Ainda não há famílias alojadas nos locais. Quem precisar deixar seu imóvel, pode procurar um dos abrigos. Novos locais podem ser ativados conforme a necessidade.
Cepread
O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos pede que quem tiver de sair de sua moradia, não deixe animais de estimação dentro de sua casa ou na coleira. Procure levá-los para algum lugar seguro, na casa de conhecidos ou familiares. Em último caso, mantenha-os soltos. Aos moradores das ruas que estão sendo atingidos por conta da enchente, se possível, tragam ao CEPREAD, situado à rua Curt Klein, 150, no bairro Itoupava Central (rua da Escola nº 1, transversal da rua Dr. Pedro Zimmermann), que os mesmos estarão sendo abrigados até normalizar a situação de seus tutores.
Educação
As aulas da rede municipal de ensino de Blumenau estão mantidas nesta quinta-feira, dia 22. Amanhã, dia 23, as aulas estão suspensas. A Secretaria de Educação orienta aos pais que se puderem ficar com os filhos, o façam. Os alunos não terão falta creditada tanto hoje quanto amanhã.
Trânsito
O acesso da rua 1º de Janeiro pela BR-470 está interditado ao fluxo de veículos. O local foi sinalizado pela Guarda Municipal de Trânsito. Com isso, as linhas de ônibus 101-Fidélis e 111-Santa Clara não acessam mais a rua 1º de Janeiro e estão operando ida e volta via Posto RG.
A linha de ônibus 404 - Nova Rússia também está operando com restrições por conta um deslizamento na rua Santa Maria e está circulando somente até a Ilha do Sossego. As demais linhas do transporte coletivo de Blumenau seguem operando normalmente.
Barragens
As três barragens que afetam diretamente o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau seguem com as comportas fechadas. De acordo com a Defesa Civil do município, a barragem de Ituporanga verteu às 11h, mas segue com as comportas fechadas. Já a barragem de Taió está operando com 90% da capacidade, enquanto a de José Boiteux trabalha com bastante capacidade e mantém as duas comportas fechadas.
Celesc
Devido ao alagamento de algumas ruas em Blumenau, a Celesc orienta aos moradores a desligarem os disjuntores antes que os imóveis sejam atingidos pelas águas. O órgão recomenda que a população mantenha distância de fios e cabos elétricos, pois podem estar energizados e provocar acidentes graves.
Gerente de Jornalismo: Talita Catie
