Logo

O que você procura?

EU PRECISO...

Selecione uma categoria. O que você precisa fazer hoje?

Situação
da Cidade:
Normalidade
Precipitação
20º
14º
1,60m
Nível do Rio
Itajaí-Açu
Atualização:
25/08/26 17h
+ Mais informações
-A A A+
Mapa do site Mais informações

Dia Mundial do Meio Ambiente marca abertura da campanha Junho Verde em Blumenau

Dia Mundial do Meio Ambiente marca abertura da campanha Junho Verde em Blumenau

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em Blumenau com a abertura oficial da campanha Junho Verde. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o evento contou com a participação de palestrantes locais e nacionais, autoridades e lideranças ligadas à questão ambiental.

Realizada na Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), a solenidade também apresentou ao público o projeto de lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores, para tornar o sapinho-pingo-de-ouro um símbolo municipal. Com pouco mais de 1 cm de tamanho, a espécie Brachycephalus boticário, típica da Mata Atlântica, é rara e está ameaçada de extinção. Até hoje, só foi encontrada na região do Morro do Cachorro, localizada entre Blumenau, Gaspar e Luiz Alves.

“Blumenau se destaca por valorizar suas tradições e cuidar da natureza. Proteger nossa fauna e flora é garantir um futuro melhor para nossos filhos, pois cada espécie tem sua importância no equilíbrio ambiental. Por isso, apresentamos este projeto de lei para tornar o sapinho um símbolo de nossa cidade, reforçando o compromisso de preservar tanto essa espécie quanto todo o meio ambiente ao seu redor”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.

O evento contou ainda com a palestra de uma das principais montanhistas do país, a embaixadora da Veolia Brasil, Aretha Duarte. A atleta contou como conseguiu realizar o sonho de escalar o pico do Everest, por meio da coleta e revenda de sucata. Aretha recolheu 130 toneladas de resíduos recicláveis e, com isso, tornou-se a primeira mulher negra latinoamericana a alcançar o cume mais alto do planeta.

Além dela, o professor e Mestre em Engenharia Ambiental José Sommer, palestrou sobre hábitos de consumo e como eles podem contribuir para a sustentabilidade. “Nossa expectativa é de que tenhamos um mês de conscientização e boa adesão da comunidade às ações de preservação ambiental. Mas muito mais do que participação em um mês específico, que essas ações se transformem em novos hábitos o ano todo”, acrescenta o secretário Robson Tomasoni.

 

Programação conta com mais de 150 ações

A Campanha Junho Verde segue com mais de 150 ações ao longo do mês. São atividades que envolvem organizações não-governamentais, escolas e setores públicos, com o objetivo de promover conscientização e educação ambiental. Entre elas, estão distribuição e plantio de mudas nativas, incentivo à reciclagem, visitação a parques e museus e palestras educativas.

Na primeira semana de campanha, foram realizados o plantio de 1.500 mudas, em parceria com o 23º BI, em várias regiões da cidade; o Parque São Francisco recebeu visitantes na primeira caminhada noturna; e palestras foram realizadas nas escolas do município pelo Programa de Educação em Saneamento. Nesta quinta, cerca de 400 mudas foram distribuídas em uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no shopping Park Europeu.

Neste fim de semana, a Semmas irá participar da 35ª Feira da Amizade, com feira de adoção consciente de cães e gatos abrigados no Cepread, além de distribuição de mudas e material educativo. Ao longo do sábado e domingo, diversas atividades serão realizadas por outras instituições, com ações abertas ao público no Parque Ramiro e na Furb. A programação completa pode ser conferida aqui.