DÚVIDAS FREQUENTES

O que é o novo Coronavírus?

Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias e gastrointestinais em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns Coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Qual a forma de transmissão do vírus?

A doença se espalha de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca, que são jogadas no ar quando uma pessoa infectada tosse, cospe ou mesmo quando fala. Para evitar esse tipo de contágio, deve-se manter uma distância segura de 2 metros entre as pessoas e utilizar máscaras.

As gotículas também podem cair sobre objetos e superfícies, onde o vírus pode sobreviver. Caso alguém toque nesses objetos ou superfícies e, em seguida, tocar nos olhos, nariz ou boca, a contaminação pode ocorrer.

Quais os sintomas do novo Coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse, coriza, congestão nasal e dificuldade para respirar. Qualquer dúvida também pode ser sanada por meio do ALÔ SAÚDE (telefone 156 – opção 2 ou WhatsApp (47) 99935-3561).

O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

Caso você apresente sintomas, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos.

A recomendação é ficar em casa e, em casos de sintomas persistentes ou mais graves, como, por exemplo, falta de ar, procurar o serviço de saúde mais próximo.

Em caso de dúvidas, procure o Atendimento do ALÔ SAÚDE na opção 2 do telefone 156 ou pelo WhatsApp nº (47) 9 9935-3561.

Existe vacina contra o Coronavírus?

Até o momento, não existe nenhuma vacina para combater o Coronavírus. Cientistas ao redor do mundo já iniciaram pesquisas para desenvolvimento de vacina, mas ainda não é possível afirmar sobre a descoberta nem quando ela estará disponível.

Existe alguma forma de prevenção?

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, confira os cuidados recomendados aqui.

Uso de máscaras é obrigatório?

Sim. O Decreto Municipal nº 12.615 torna obrigatório do uso de máscaras por toda a população de Blumenau. Todos também devem, sempre, fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. Confira aqui como utilizar sua máscara corretamente.

A Portaria SES nº 251, de 16 de abril de 2020 também estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel em estabelecimentos públicos, privados ou filantrópicos do Estado de Santa Catarina.

Como é feito o diagnóstico do novo Coronavírus?

O diagnóstico é feito por meio de coleta de materiais respiratórios ou de coleta de sangue. Em Blumenau, atualmente o teste realizado para detecção do Covid-19 é o RT-PCR, pelo Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública ou por laboratórios certificados.

Como é feito o tratamento do novo Coronavírus?

Não existe medicação específica para o vírus. O tratamento é feito com base nos sintomas de cada paciente.

Qualquer hospital pode receber esse paciente?

Em Blumenau, os casos suspeitos são avaliados pela equipe do Ambulatório de Referência localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Casos mais graves devem procurar atendimento nos hospitais do município.

O que é o período de incubação?

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por Coronavírus, que tem um tempo médio de 5 dias, podendo variar de 2 a 14 dias.

Qual é o período de transmissibilidade do Coronavírus?

A duração do período de transmissibilidade é desconhecida. Dados preliminares sugerem que ela possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Contudo, até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

É possível se recuperar do Coronavírus?

Sim, o paciente pode se recuperar, retornando a suas atividades normais conforme orientação médica para cada caso.

O Coronavírus pode matar?

Sim, o óbito pode ocorrer em virtude de complicações da doença.