AÇÕES DURANTE A PANDEMIA
Acompanhe as ações realizadas pela Prefeitura de Blumenau para garantir atendimento em Saúde de qualidade a toda a população, bem como a continuidade dos serviços públicos essenciais, respeitando orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
SOCIAL
Assistência Social:
- Atendimento nos Cras e Creas por meio do WhatsApp;
- Visitas domiciliares para atendimento e entrega de benefícios;
- Atendimentos presenciais com agendamento prévio e normas de higiene;
- Mutirão de atendimento nos Cras;
- Intensificação de atendimentos para Cadastro Único;
- Repasse de benefícios eventuais: vulnerabilidade temporária, auxílio natalidade, auxílio funeral, cartão alimentação Blusuas, acolher criança e idoso, renda cidadã, família acolhedora e aluguel social;
- Atendimentos presenciais dos Conselhos Tutelares;
- Posts nas redes sociais sobre os contatos para atendimentos;
- Post alertando sobre a violência contra crianças e adolescentes;
- Divulgação dos dados de atendimentos da Semudes nas redes sociais e site da Prefeitura;
- Campanha de arrecadação de donativos em conjunto com a Sedeci;
- Reuniões e plenárias virtuais dos Conselhos da Semudes;
- Orientações para as Organizações da Sociedade Civil sobre o funcionamento neste período.
Pró-família:
- Suspensão das aulas para garantir a segurança dos idosos na Pró-família e também nos pólos dos bairros, no dia 16 de março;
- Higienização de toda estrutura da Pró-família;
- Atendimento via WhatsApp aos alunos da instituição durante todo período da pandemia com a realização de vídeos orientativos. Proposta de manter contato constante com os adolescentes, incluindo os idosos;
- Dia 6 de maio – início do Projeto Abraço a Distância – vídeos com conteúdo de atividades por meio do WhatsApp – crianças, adolescentes e idosos;
- Monitoramento do trabalho de videoaulas em mais de cem grupos, divididos em diversas aulas, entre elas música, dança, ginástica, artes, jiu-jítsu e muitas outras;
- Capacitação dos professores para atendimento aos idosos e adolescentes por meio da ferramenta Google For Education;
- Projeto de parceria com a Educação para atendimento aos idosos e adolescentes com equipes multidisciplinares, como psicólogos, psiquiatras etc.
Esporte:
- Realização de campanha de doação de sangue;
- Transmissão on-line dos treinamentos junto aos atletas.
SAÚDE
Aumento da capacidade de atendimento em saúde
- Contratação de mais de 150 profissionais da saúde desde o mês de março;
- Ampliação de estrutura para leitos de retaguarda no Hospital Misericórdia Vila Itoupava;
- Descentralização de atendimento rápido para casos suspeitos de Coronavírus nos sete Ambulatórios Gerais;
- Criação do Fundo Especial de Enfrentamento do Coronavírus de R$ 2,5 milhões de reais, com possibilidade de aumento conforme doações.
- Habilitação pelo Governo do Estado de 26 novos leitos de UTI específicos para Covid-19 em hospitais da cidade;
- Viabilização de 15 novos leitos de UTI com aporte financeiro da Prefeitura de Blumenau nos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, que após a pandemia ficarão como estruturas permanentes para o cuidado com a saúde da população.
Resposta preventiva à crise
- Parceria com a Furb e a Unimed para criação de projeções epidemiológicas;
- Antecipação da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, preconizando o distanciamento social necessário por meio de agendamento para pessoas do grupo de risco, com cerca de 86% da meta já atingida;
- Aquisição de testes tipo RT-PCR de laboratório particular;
- Aquisição de 15 mil testes rápidos para Covid-19;
- Compra de Equipamento de Proteção Individual – EPI para profissionais da saúde e aporte de recursos para compra de insumos pelos hospitais;
- Apoio ao Hospital Santo Antônio na participação em estudo nacional: Coalisão Covid Brasil (estudo que avalia a eficácia e segurança de medicamentos para pacientes com Covid-19).
- Fluxos e protocolos estabelecidos de manejo clínico padronizado na rede de atendimento da Semus para profissionais de saúde;
- Atualizações constantes de procedimentos e orientações da comunidade, conforme normativas, notas técnicas e legislação pertinentes.
Atendimentos à população:
- Criação do canal ALÔ SAÚDE, com mais de 3 mil atendimentos feitos em parceria com a Furb;
- Orientação e esclarecimento de dúvidas por meio de ferramentas online, como o Whatsapp e encaminhamento para teleorientação virtual com médico da rede por meio de chat, áudio ou vídeo;
- Criação de Ambulatório de Referência exclusivo para casos suspeitos na Vila Germânica (Setor 3).
- Criação dos atendimentos rápidos, ou fast-tracks, para síndromes gripais e respiratórios nos 7 Ambulatórios Gerais, para descentralização dos serviços;
- Monitoramento on-line e constante, realizado por equipe de saúde treinada, do isolamento e estado de saúde de pacientes que aguardam resultado de teste, e confirmados com Coronavírus.
EDUCAÇÃO
- Diretores, coordenadores pedagógicos e diretores adjuntos receberam orientações sobre procedimentos de prevenção contra Covid-19;
- Atividades de aprendizagem não presenciais, realizadas regularmente por meio da plataforma Google Sala de Aula para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Programa Paradesporto;
- Para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, a Semed está disponibilizando os materiais das atividades de forma impressa. As entregas ocorrem nas segundas-feiras, na Secretaria da Unidade;
- Prefeitura disponibiliza Kits Alimentação Escolar para crianças, adolescentes, jovens e adultos cadastrados. Primeira etapa contemplou mais de 14 mil alunos. Segunda etapa de entrega inicia ainda no mês de março;
- No dia 2 de abril o Conselho Municipal de Educação aprovou as normas de orientações sobre o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais para as Etapas I e II da Educação Básica;
- Profissionais da Rede Municipal recebem formação com psicóloga. Objetivo é planejar o retorno das aulas presenciais;
- Semed realizou pesquisa com alunos e professores para seguir com o planejamento das atividades não presenciais e identificar o engajamento das famílias;
- Secretária de Educação conversa com os pais da Educação Infantil. Objetivo é aproximar os pais e ouvir as demandas das famílias.
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Seterb:
- Instalação de barreiras de orientação em pontos de entrada do município;
- Oferecimento de linhas de transporte urbano exclusivas para os profissionais da saúde;
- Entrega de credenciais para estacionamento especial;
- Divulgação de materiais diversos sobre a prevenção da contaminação dentro do Transporte Coletivo no Instagram, Facebook e Twitter da secretaria;
- Avaliações constantes para o aprimoramento após o retorno do Transporte Coletivo na cidade;
- Repasse de orientações sobre a prevenção da contaminação em ações de abordagem como Blitz.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / TURISMO
Desenvolvimento Econômico:
- Orientações sobre cursos via WhatsApp para alunos do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP);
- Divulgação extensiva dos serviços prestados pela Praça do Empreendedor via internet no site da Prefeitura;
- Atendimento presencial na praça somente com agendamento via WhatsApp.
Praça do Empreendedor:
- Mais de 2.300 atendimentos, com 202 empresas abertas, via atendimento por WhatsApp a partir do dia 18 de março;
- Mais de 10 mil atendimentos realizados, via agendamento por WhatsApp, com 434 empresas abertas em Blumenau.
Turismo:
- Instalação de câmeras térmicas que medem a temperatura dos visitantes da Vila Germânica e Ramiro Ruediger (início funcionamento em julho);
- Produção de cartilha com protocolos específicos de segurança para setores do Turismo;
- Adiamento da Oktoberfest Blumenau para novembro, sendo que nova avaliação será feita até o fim de agosto, confirmando ou cancelando a festa;
- Criação do selo “Produzido em Blumenau”, com o objetivo de incentivar o comércio local;
- Criação do selo “Chocolate artesanal de Blumenau”, com o objetivo de disseminar a compra de chocolates feitos localmente. Campanha teve foco no período de Páscoa;
- Campanha “Não cancele, remarque”, com o objetivo de orientar as pessoas a apenas adiarem o sonho de conhecer Blumenau;
- Difusão de informações sobre práticas para o combate à Covid-19 nas redes sociais.
ADMINISTRAÇÃO / GESTÃO
Administração:
- Aquisição de máscaras reutilizáveis para servidores e para distribuição à população em vulnerabilidade;
- Regulamentação por decreto do trabalho remoto para servidores enquadrados em grupo de risco, bem como para os que têm filhos em idade escolar;
- Oferta de capacitações para servidores por videoconferência.
Fazenda:
- Monitoramento e projeção do impacto financeiro e econômico provocado pela pandemia no município;
- Incentivos fiscais para setores afetados;
- Prorrogação da isenção de IPTU até 2021 para os contribuintes contemplados em 2019, conforme critérios da legislação municipal.
Controladoria:
- Página específica no Portal da Transparência para publicação de documentos referentes aos gastos para o enfrentamento à pandemia;
- Responsável por fiscalizar a utilização do Fundo Especial para Enfrentamento da Pandemia Internacional de Covid-19.
Gestão e Tecnologia:
- Plano de retomada econômica;
- Adequações no Sistema Pronto para reagendamento de consultas e validade de receitas, além de torná-lo um canal oficial de notícias para os usuários, alcançando cerca de 35 mil pessoas;
- Criação do módulo de monitoramento do Covid-19, com o mapa de casos e suporte direto aos infectados, com envio de questões de hora em hora e anotações de evolução no prontuário do paciente;
- Parceria com a Furb e Unimed na produção de dados dos usuários da rede para construção de um perfil epidemiológico criado por cientistas de dados;
- Criação de serviços eletrônicos tanto internos, como para o público externo, nas áreas de saúde, Educação, administração, Fazenda, entre outros.
Procuradoria:
- Seguindo as orientações do Governo do Estado, a Procuradoria Geral de Blumenau editou em 17 de março o decreto de número 12.588, com medidas de segurança para o enfrentamento da Covid-19. No dia 19 de março, o decreto de número 12.589 decreta situação de Emergência na cidade e serviços, atividades e aulas presenciais são suspensas;
- O transporte público de Blumenau também foi paralisado de 17 de março a 15 de junho, visando diminuir a aglomeração de pessoas durante o período de Pandemia;
- O município adotou medidas administrativas relativas ao cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos de Blumenau. O recesso coletivo de dezembro teve 18 dias antecipados para março. No início de abril o sistema de Home Office foi adotado pelos servidores não considerados essenciais.
Procon:
- Reformulação da logística para atendimento por meio do WhatsApp do Consumidor (47) 99920-0083;
- Fiscalização do preço de venda de álcool em gel e máscaras em estabelecimentos, com segmentos fiscalizados: farmácias, supermercados, distribuidoras, frigoríficos, granjas e empresas de laticínios;
- Orientação para consumidores sobre golpes de vendas nas redes sociais;
- Disponibilização de álcool em gel aos consumidores e funcionários, com higienização preventiva após cada atendimento presencial;
- Retirada de cadeiras para aguardo e efetuado o distanciamento para efetivação do atendimento;
- Cancelamento temporário das audiências conciliatórias;
- Início de junho – retorno do atendimento diário na Intendência do Garcia com agendamento.
OBRAS / MEIO AMBIENTE / DEFESA CIVIL
Obras:
- Retomada das obras e manutenções, fomentando a economia local, seja com a aquisição de insumos e também a mão-de-obra; com geração/manutenção de cerca de 300 empregos.
Meio Ambiente:
- Divulgação das redes sociais da Semmas à população;
- Realização de lives do trânsito e bem-estar animal;
- Retomada dos plantões com atendimento agendado;
- Execução de campanhas para arrecadação de ração e roupas para pets;
- Promoção de atividades nas redes sociais relativas ao Junho Verde;
- Retomada das reuniões dos conselhos municipais;
- Reabertura do Parque Municipal São Francisco de Assis e Parcão para visitação. Posteriormente, após a publicação do Decreto 12.689, esses locais foram novamente fechados para visitação.
Defesa Civil:
- Elaboração do Plano de retomada das atividades econômicas;
- Elaboração do Plano de Contingência de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19;
- Logística nos pontos de atendimento do Coronavírus (montagem das barracas nos hospitais, pró-família, AG’s, Setor 3 da Vila Germânica);
- Parceria com os Veteranos do 23° BI para auxílio nos postos de triagem do Coronavírus;
- Gestão da campanha de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza e ração para cães e gatos (Campanha Blumenau Solidária);
- Cadastramento de voluntários para apoio às pessoas do grupo de risco em isolamento social;
- Auxílio na retirada de medicamentos para pessoas do grupo de risco;
- Participação no Fórum Catarinense de Discussão Climática, realizado de forma virtual;
- Apoio à Seterb através de rondas nos terminais com o intuito de verificar alguma irregularidade com o transporte coletivo.
Para mais informações, acesse os boletins diários da Prefeitura de Blumenau.