AÇÕES DURANTE A PANDEMIA

Acompanhe as ações realizadas pela Prefeitura de Blumenau para garantir atendimento em Saúde de qualidade a toda a população, bem como a continuidade dos serviços públicos essenciais, respeitando orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

SOCIAL

Assistência Social:

  • Atendimento nos Cras e Creas por meio do WhatsApp;
  • Visitas domiciliares para atendimento e entrega de benefícios;
  • Atendimentos presenciais com agendamento prévio e normas de higiene;
  • Mutirão de atendimento nos Cras;
  • Intensificação de atendimentos para Cadastro Único;
  • Repasse de benefícios eventuais: vulnerabilidade temporária, auxílio natalidade, auxílio funeral, cartão alimentação Blusuas, acolher criança e idoso, renda cidadã, família acolhedora e aluguel social;
  • Atendimentos presenciais dos Conselhos Tutelares;
  • Posts nas redes sociais sobre os contatos para atendimentos;
  • Post alertando sobre a violência contra crianças e adolescentes;
  • Divulgação dos dados de atendimentos da Semudes nas redes sociais e site da Prefeitura;
  • Campanha de arrecadação de donativos em conjunto com a Sedeci;
  • Reuniões e plenárias virtuais dos Conselhos da Semudes;
  • Orientações para as Organizações da Sociedade Civil sobre o funcionamento neste período.

Pró-família:

  • Suspensão das aulas para garantir a segurança dos idosos na Pró-família e também nos pólos dos bairros, no dia 16 de março;
  • Higienização de toda estrutura da Pró-família;
  • Atendimento via WhatsApp aos alunos da instituição durante todo período da pandemia com a realização de vídeos orientativos. Proposta de manter contato constante com os adolescentes, incluindo os idosos;
  • Dia 6 de maio – início do Projeto Abraço a Distância – vídeos com conteúdo de atividades por meio do WhatsApp – crianças, adolescentes e idosos;
  • Monitoramento do trabalho de videoaulas em mais de cem grupos, divididos em diversas aulas, entre elas música, dança, ginástica, artes, jiu-jítsu e muitas outras;
  • Capacitação dos professores para atendimento aos idosos e adolescentes por meio da ferramenta Google For Education;
  • Projeto de parceria com a Educação para atendimento aos idosos e adolescentes com equipes multidisciplinares, como psicólogos, psiquiatras etc.

Esporte:

  • Realização de campanha de doação de sangue;
  • Transmissão on-line dos treinamentos junto aos atletas.

SAÚDE

Aumento da capacidade de atendimento em saúde

  • Contratação de mais de 150 profissionais da saúde desde o mês de março;
  • Ampliação de estrutura para leitos de retaguarda no Hospital Misericórdia Vila Itoupava;
  • Descentralização de atendimento rápido para casos suspeitos de Coronavírus nos sete Ambulatórios Gerais;
  • Criação do Fundo Especial de Enfrentamento do Coronavírus de R$ 2,5 milhões de reais, com possibilidade de aumento conforme doações.
  • Habilitação pelo Governo do Estado de 26 novos leitos de UTI específicos para Covid-19 em hospitais da cidade;
  • Viabilização de 15 novos leitos de UTI com aporte financeiro da Prefeitura de Blumenau nos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, que após a pandemia ficarão como estruturas permanentes para o cuidado com a saúde da população.

Resposta preventiva à crise

  • Parceria com a Furb e a Unimed para criação de projeções epidemiológicas;
  • Antecipação da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, preconizando o distanciamento social necessário por meio de agendamento para pessoas do grupo de risco, com cerca de 86% da meta já atingida;
  • Aquisição de testes tipo RT-PCR de laboratório particular;
  • Aquisição de 15 mil testes rápidos para Covid-19;
  • Compra de Equipamento de Proteção Individual – EPI para profissionais da saúde e aporte de recursos para compra de insumos pelos hospitais;
  • Apoio ao Hospital Santo Antônio na participação em estudo nacional: Coalisão Covid Brasil (estudo que avalia a eficácia e segurança de medicamentos para pacientes com Covid-19).
  • Fluxos e protocolos estabelecidos de manejo clínico padronizado na rede de atendimento da Semus para profissionais de saúde;
  • Atualizações constantes de procedimentos e orientações da comunidade, conforme normativas, notas técnicas e legislação pertinentes.

Atendimentos à população:

  • Criação do canal ALÔ SAÚDE, com mais de 3 mil atendimentos feitos em parceria com a Furb;
  • Orientação e esclarecimento de dúvidas por meio de ferramentas online, como o Whatsapp e encaminhamento para teleorientação virtual com médico da rede por meio de chat, áudio ou vídeo;
  • Criação de Ambulatório de Referência exclusivo para casos suspeitos na Vila Germânica (Setor 3).
  • Criação dos atendimentos rápidos, ou fast-tracks, para síndromes gripais e respiratórios nos 7 Ambulatórios Gerais, para descentralização dos serviços;
  • Monitoramento on-line e constante, realizado por equipe de saúde treinada, do isolamento e estado de saúde de pacientes que aguardam resultado de teste, e confirmados com Coronavírus.

EDUCAÇÃO

  • Diretores, coordenadores pedagógicos e diretores adjuntos receberam orientações sobre procedimentos de prevenção contra Covid-19;
  • Atividades de aprendizagem não presenciais, realizadas regularmente por meio da plataforma Google Sala de Aula para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Programa Paradesporto;
  • Para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, a Semed está disponibilizando os materiais das atividades de forma impressa. As entregas ocorrem nas segundas-feiras, na Secretaria da Unidade;
  • Prefeitura disponibiliza Kits Alimentação Escolar para crianças, adolescentes, jovens e adultos cadastrados. Primeira etapa contemplou mais de 14 mil alunos. Segunda etapa de entrega inicia ainda no mês de março;
  • No dia 2 de abril o Conselho Municipal de Educação aprovou as normas de orientações sobre o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais para as Etapas I e II da Educação Básica;
  • Profissionais da Rede Municipal recebem formação com psicóloga. Objetivo é planejar o retorno das aulas presenciais;
  • Semed realizou pesquisa com alunos e professores para seguir com o planejamento das atividades não presenciais e identificar o engajamento das famílias;
  • Secretária de Educação conversa com os pais da Educação Infantil. Objetivo é aproximar os pais e ouvir as demandas das famílias.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

Seterb:

  • Instalação de barreiras de orientação em pontos de entrada do município;
  • Oferecimento de linhas de transporte urbano exclusivas para os profissionais da saúde;
  • Entrega de credenciais para estacionamento especial;
  • Divulgação de materiais diversos sobre a prevenção da contaminação dentro do Transporte Coletivo no Instagram, Facebook e Twitter da secretaria;
  • Avaliações constantes para o aprimoramento após o retorno do Transporte Coletivo na cidade;
  • Repasse de orientações sobre a prevenção da contaminação em ações de abordagem como Blitz.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / TURISMO

Desenvolvimento Econômico:

  • Orientações sobre cursos via WhatsApp para alunos do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP);
  • Divulgação extensiva dos serviços prestados pela Praça do Empreendedor via internet no site da Prefeitura;
  • Atendimento presencial na praça somente com agendamento via WhatsApp.

Praça do Empreendedor:

  • Mais de 2.300 atendimentos, com 202 empresas abertas, via atendimento por WhatsApp a partir do dia 18 de março;
  • Mais de 10 mil atendimentos realizados, via agendamento por WhatsApp, com 434 empresas abertas em Blumenau.

Turismo:

  • Instalação de câmeras térmicas que medem a temperatura dos visitantes da Vila Germânica e Ramiro Ruediger (início funcionamento em julho);
  • Produção de cartilha com protocolos específicos de segurança para setores do Turismo;
  • Adiamento da Oktoberfest Blumenau para novembro, sendo que nova avaliação será feita até o fim de agosto, confirmando ou cancelando a festa;
  • Criação do selo “Produzido em Blumenau”, com o objetivo de incentivar o comércio local;
  • Criação do selo “Chocolate artesanal de Blumenau”, com o objetivo de disseminar a compra de chocolates feitos localmente. Campanha teve foco no período de Páscoa;
  • Campanha “Não cancele, remarque”, com o objetivo de orientar as pessoas a apenas adiarem o sonho de conhecer Blumenau;
  • Difusão de informações sobre práticas para o combate à Covid-19 nas redes sociais.

ADMINISTRAÇÃO / GESTÃO

Administração:

  • Aquisição de máscaras reutilizáveis para servidores e para distribuição à população em vulnerabilidade;
  • Regulamentação por decreto do trabalho remoto para servidores enquadrados em grupo de risco, bem como para os que têm filhos em idade escolar;
  • Oferta de capacitações para servidores por videoconferência.

Fazenda:

  • Monitoramento e projeção do impacto financeiro e econômico provocado pela pandemia no município;
  • Incentivos fiscais para setores afetados;
  • Prorrogação da isenção de IPTU até 2021 para os contribuintes contemplados em 2019, conforme critérios da legislação municipal.

Controladoria:

  • Página específica no Portal da Transparência para publicação de documentos referentes aos gastos para o enfrentamento à pandemia;
  • Responsável por fiscalizar a utilização do Fundo Especial para Enfrentamento da Pandemia Internacional de Covid-19.

Gestão e Tecnologia:

  • Plano de retomada econômica;
  • Adequações no Sistema Pronto para reagendamento de consultas e validade de receitas, além de torná-lo um canal oficial de notícias para os usuários, alcançando cerca de 35 mil pessoas;
  • Criação do módulo de monitoramento do Covid-19, com o mapa de casos e suporte direto aos infectados, com envio de questões de hora em hora e anotações de evolução no prontuário do paciente;
  • Parceria com a Furb e Unimed na produção de dados dos usuários da rede para construção de um perfil epidemiológico criado por cientistas de dados;
  • Criação de serviços eletrônicos tanto internos, como para o público externo, nas áreas de saúde, Educação, administração, Fazenda, entre outros.

Procuradoria:

  • Seguindo as orientações do Governo do Estado, a Procuradoria Geral de Blumenau editou em 17 de março o decreto de número 12.588, com medidas de segurança para o enfrentamento da Covid-19. No dia 19 de março, o decreto de número 12.589 decreta situação de Emergência na cidade e serviços, atividades e aulas presenciais são suspensas;
  • O transporte público de Blumenau também foi paralisado de 17 de março a 15 de junho, visando diminuir a aglomeração de pessoas durante o período de Pandemia;
  • O município adotou medidas administrativas relativas ao cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos de Blumenau. O recesso coletivo de dezembro teve 18 dias antecipados para março. No início de abril o sistema de Home Office foi adotado pelos servidores não considerados essenciais.

Procon:

  • Reformulação da logística para atendimento por meio do WhatsApp do Consumidor (47) 99920-0083;
  • Fiscalização do preço de venda de álcool em gel e máscaras em estabelecimentos, com segmentos fiscalizados: farmácias, supermercados, distribuidoras, frigoríficos, granjas e empresas de laticínios;
  • Orientação para consumidores sobre golpes de vendas nas redes sociais;
  • Disponibilização de álcool em gel aos consumidores e funcionários, com higienização preventiva após cada atendimento presencial;
  • Retirada de cadeiras para aguardo e efetuado o distanciamento para efetivação do atendimento;
  • Cancelamento temporário das audiências conciliatórias;
  • Início de junho – retorno do atendimento diário na Intendência do Garcia com agendamento.

OBRAS / MEIO AMBIENTE / DEFESA CIVIL

Obras:

  • Retomada das obras e manutenções, fomentando a economia local, seja com a aquisição de insumos e também a mão-de-obra; com geração/manutenção de cerca de 300 empregos.

Meio Ambiente:

  • Divulgação das redes sociais da Semmas à população;
  • Realização de lives do trânsito e bem-estar animal;
  • Retomada dos plantões com atendimento agendado;
  • Execução de campanhas para arrecadação de ração e roupas para pets;
  • Promoção de atividades nas redes sociais relativas ao Junho Verde;
  • Retomada das reuniões dos conselhos municipais;
  • Reabertura do Parque Municipal São Francisco de Assis e Parcão para visitação. Posteriormente, após a publicação do Decreto 12.689, esses locais foram novamente fechados para visitação.

Defesa Civil:

  • Elaboração do Plano de retomada das atividades econômicas;
  • Elaboração do Plano de Contingência de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19;
  • Logística nos pontos de atendimento do Coronavírus (montagem das barracas nos hospitais, pró-família, AG’s, Setor 3 da Vila Germânica);
  • Parceria com os Veteranos do 23° BI para auxílio nos postos de triagem do Coronavírus;
  • Gestão da campanha de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza e ração para cães e gatos (Campanha Blumenau Solidária);
  • Cadastramento de voluntários para apoio às pessoas do grupo de risco em isolamento social;
  • Auxílio na retirada de medicamentos para pessoas do grupo de risco;
  • Participação no Fórum Catarinense de Discussão Climática, realizado de forma virtual;
  • Apoio à Seterb através de rondas nos terminais com o intuito de verificar alguma irregularidade com o transporte coletivo.

Para mais informações, acesse os boletins diários da Prefeitura de Blumenau.