AÇÕES DURANTE A PANDEMIA

Acompanhe as ações realizadas pela Prefeitura de Blumenau para garantir atendimento em Saúde de qualidade a toda a população, bem como a continuidade dos serviços públicos essenciais, respeitando orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

SOCIAL

Assistência Social:

  • Atendimento nos Cras e Creas por meio do WhatsApp;
  • Visitas domiciliares para atendimento e entrega de benefícios;
  • Atendimentos presenciais com agendamento prévio e normas de higiene;
  • Mutirão de atendimento nos Cras;
  • Intensificação de atendimentos para Cadastro Único;
  • Repasse de benefícios eventuais: vulnerabilidade temporária, auxílio natalidade, auxílio funeral, cartão alimentação Blusuas, acolher criança e idoso, renda cidadã, família acolhedora e aluguel social;
  • Atendimentos presenciais dos Conselhos Tutelares;
  • Posts nas redes sociais sobre os contatos para atendimentos;
  • Post alertando sobre a violência contra crianças e adolescentes;
  • Divulgação dos dados de atendimentos da Semudes nas redes sociais e site da Prefeitura;
  • Campanha de arrecadação de donativos;
  • Reuniões e plenárias virtuais dos Conselhos da Semudes;
  • Orientações para as Organizações da Sociedade Civil sobre o funcionamento neste período.
  • Abertura de abrigos provisórios para população em situação de rua
  • Metodologia diferenciada no acolhimento de crianças e adolescentes para garantir a segurança
  • Aquisição e distribuição de EPIs aos trabalhadores e usuários acolhidos
  • Distribuição de máscaras para população em vulnerabilidade social
  • Continuidade na entrega de alimentos para as entidades cadastradas no Banco de Alimentos
  • Reuniões periódicas do Comitê de Crise da Semudes

Pró-família:

  • Suspensão das aulas para garantir a segurança dos idosos na Pró-família e também nos pólos dos bairros, no dia 16 de março de 2020;
  • Higienização de toda estrutura da Pró-família;
  • Atendimento via WhatsApp aos alunos da instituição durante todo período da pandemia com a realização de vídeos orientativos. Proposta de manter contato constante com os adolescentes, incluindo os idosos;
  • Dia 6 de maio de 2020 – início do Projeto Abraço à Distância – vídeos com conteúdo de atividades por meio do WhatsApp – crianças, adolescentes e idosos;
  • Monitoramento do trabalho de videoaulas em mais de cem grupos, divididos em diversas aulas, entre elas música, dança, ginástica, artes, jiu-jítsu e muitas outras;
  • Capacitação dos professores para atendimento aos idosos e adolescentes por meio da ferramenta Google For Education e utilização da plataforma, com aulas ao vivo e gravadas;
  • Projeto de parceria com a Educação para atendimento aos idosos e adolescentes com equipes multidisciplinares, como psicólogos, psiquiatras etc.

Esporte:

  • Realização de campanha de doação de sangue;
  • Transmissão on-line dos treinamentos junto aos atletas.
  • Treinamentos das equipes do alto rendimento – seguindo os regramentos;
  • Competições nas ligas de Basquete, Futsal e Voleibol – seguindo os regramentos.

SAÚDE

Aumento da capacidade de atendimento em saúde

  • Contratação de mais de 230 profissionais da saúde desde o mês de março de 2020 para atuar no enfrentamento à pandemia;
  • Ampliação de estrutura para leitos de retaguarda no Hospital Misericórdia Vila Itoupava que atende pacientes de casos clínicos não Covid-19, auxiliando os hospitais da região central da cidade;
  • Descentralização de atendimento rápido para casos suspeitos de Coronavírus nos Ambulatórios Gerais dos bairros Escola Agrícola, Velha, Garcia, Itoupava Central e Fortaleza;
  • Criação do Fundo Especial de Enfrentamento do Coronavírus de R$ 5,1 milhões, com possibilidade de aumento conforme doações;
  • Habilitação pelo Governo do Estado de 26 novos leitos de UTI específicos para Covid-19 em hospitais da cidade;
  • Viabilização de 15 novos leitos de UTI com aporte financeiro da Prefeitura de Blumenau nos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, que após a pandemia ficarão como estruturas permanentes para o cuidado com a saúde da população;
  • Aumento do número de leitos de UTI ativas, de 43 para 66 em Blumenau. Além da criação de 28 leitos de guerra que são ativados pelos hospitais conforme necessidade, mediante adaptação logística que envolve a estrutura e equipe multidisciplinar. São 94 leitos de UTI Covid-19 disponíveis para atender pacientes de Blumenau e região.

Resposta preventiva à crise

  • Parceria com a Furb e a Unimed para criação de projeções epidemiológicas;
  • Aquisição de testes tipo RT-PCR de laboratório particular;
  • Aquisição de 76 mil testes antígeno para Covid-19;
  • Compra de Equipamento de Proteção Individual – EPI para profissionais da saúde e aporte de recursos para compra de insumos pelos hospitais;
  • Apoio ao Hospital Santo Antônio na participação em estudo nacional: Coalisão Covid Brasil (estudo que avalia a eficácia e segurança de medicamentos para pacientes com Covid-19);
  • Fluxos e protocolos estabelecidos de manejo clínico padronizado na rede de atendimento da Semus para profissionais de saúde;
  • Atualizações constantes de procedimentos e orientações da comunidade, conforme normativas, notas técnicas e legislação pertinentes;
  • Criação do site www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus com todas as informações relacionadas à pandemia, que permite acesso ao Portal da Transparência específico com valores investidos no combate à Covid-19.

Atendimentos à população:

  • Criação do canal ALÔ SAÚDE, que já fez cerca de 80 mil atendimentos feitos em parceria com a Furb;
  • Orientação e esclarecimento de dúvidas por meio de ferramentas online, como o Whatsapp e encaminhamento para teleorientação virtual com médico da rede por meio de chat, áudio ou vídeo;
  • Disponibilização do Serviço de atendimento Psicológico on-line que já fez mais de 240 atendimentos;
  • Criação de Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3, do Parque Vila Germânica;
  • Descentralização de atendimento rápido para casos suspeitos de Coronavírus nos Ambulatórios Gerais dos bairros Escola Agrícola, Velha, Garcia, Itoupava Central e Fortaleza;
  • Monitoramento on-line e constante, realizado por equipe de saúde treinada, para acompanhar o cumprimento do isolamento e estado de saúde de pacientes que aguardam resultado de teste, e confirmados com Coronavírus;
  • Criação da ferramenta ‘Blumenau Conta Comigo – Profissionais da Saúde’ para cadastrar o currículo de profissionais interessados em atuar no enfrentamento da pandemia.

Vacinação

  • Criação do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19;
  • Disponibilização de agendamento da vacina de forma online e pelo telefone do Alô Saúde;
  • Estruturação de equipes volantes para vacinação de pessoas acamadas, sem a necessidade de sair de casa;
  • Abertura da Central de Vacinação, no Setor 1 do Parque Vila Germânica, com capacidade de aplicar até 1,8 mil vacinas por dia;
  • Serviço de busca ativa promovida pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) para identificação de idosos a serem imunizados;
  • Aplicação do ‘Projeto VacinAÇÃO’ que estuda adesão a vacina contra o Coronavírus em Blumenau.

EDUCAÇÃO

  • Diretores, coordenadores pedagógicos e diretores adjuntos receberam orientações sobre procedimentos de prevenção contra Covid-19;
  • Atividades de aprendizagem não presenciais, realizadas regularmente por meio da plataforma Google Sala de Aula para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Programa Paradesporto;
  • Para as crianças, adolescentes, jovens e adultos, a Semed está disponibilizando os materiais das atividades de forma impressa. As entregas ocorrem nas segundas-feiras, na Secretaria da Unidade;
  • Prefeitura disponibiliza Kits Alimentação Escolar para crianças, adolescentes, jovens e adultos cadastrados. Primeira etapa contemplou mais de 14 mil alunos. Segunda etapa de entrega inicia ainda no mês de março;
  • No dia 2 de abril o Conselho Municipal de Educação aprovou as normas de orientações sobre o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais para as Etapas I e II da Educação Básica;
  • Profissionais da Rede Municipal recebem formação com psicóloga. Objetivo é planejar o retorno das aulas presenciais;
  • Semed realizou pesquisa com alunos e professores para seguir com o planejamento das atividades não presenciais e identificar o engajamento das famílias;
  • Secretária de Educação conversa com os pais da Educação Infantil. Objetivo é aproximar os pais e ouvir as demandas das famílias.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

Seterb:

  • Oferecimento de linhas de transporte urbano exclusivas para os profissionais da saúde;
  • Entrega de credenciais para estacionamento especial;
  • Divulgação de materiais diversos sobre a prevenção da contaminação dentro do Transporte Coletivo no Instagram, Facebook e Twitter da secretaria;
  • Avaliações constantes para o aprimoramento após o retorno do Transporte Coletivo na cidade;
  • Repasse de orientações sobre a prevenção da contaminação em ações de abordagem como Blitz;
  • Operação Cinturão Covid-19, para diminuir a circulação de veículos e orientar motoristas, com o objetivo de prevenir acidentes e possíveis vitimas, reduzindo a necessidade de ocupação de leitos hospitalares na cidade.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / TURISMO

Desenvolvimento Econômico:

  • Cursos oferecidos pelo Centro de Ensino Profissionalizante (CEP) de forma presencial, respeitando as normais advindas de decretos municipais e estaduais, com o distanciamento entre as participantes, bem como uso de máscara e álcool gel;
  • Divulgação extensiva dos serviços prestados pela Praça do Empreendedor via internet no site da Prefeitura;
  • Programa Juro Zero: disponibilização de R$2 milhões em empréstimos, auxiliando 313 empreendimentos de pequeno e médio porte situados em Blumenau, com juro subsidiado pela Prefeitura, num aporte de R$400 mil.;
  • Decreto de Flexibilização de MEIs, que permitiu a regularização de diversas atividades.

Praça do Empreendedor:

  • Atendimento presencial na praça somente com agendamento via WhatsApp pelo número (47) 99983-5967, no horário das 10h às 17h;
  • Em 2020, um total de 69.758 atendimentos efetivados na Praça do Empreendedor com o WhatsApp e por meio de plataformas virtuais, resultando em 4.002 empresas atuando em Blumenau das 5.759 abertas em 2020;
  • Abertura de 1.901 empresas na cidade (de janeiro a 31 de março de 2021), com apenas 598 delas encerradas, mantendo ainda um saldo positivo de 1.303 empresas abertas em 2021 em pleno funcionamento.

Turismo:

  • Instalação de câmeras térmicas que medem a temperatura dos visitantes da Vila Germânica;
  • Adiamento da 37a edição da Oktoberfest Blumenau para 2021;
  • Produção de cartilha com protocolos específicos de segurança para setores do Turismo;
  • Criação do selo “Produzido em Blumenau”, com o objetivo de incentivar o comércio local;
  • Criação do selo “Chocolate artesanal de Blumenau”, com o objetivo de disseminar a compra de chocolates feitos localmente. Campanha teve foco no período de Páscoa;
  • Campanha “Não cancele, remarque”, com o objetivo de orientar as pessoas a apenas adiarem o sonho de conhecer Blumenau;
  • Criação de QR-Code para mapeamento de casos de Covid-19 nos bares, hotéis e restaurantes
  • Testagem dos funcionários de hotéis, bares e restaurantes de Blumenau (cerca de mil funcionários testados)
  • Promoção da campanha “Oktoberfest – Tradição em superar desafios”, no mês de outubro de 2021, distribuindo decoração em bares, hotéis e restaurantes, com o objetivo de incentivar a população a ativar a economia local e celebrar a festa com todos os cuidados necessários;
  • Difusão de informações sobre práticas para o combate à Covid-19 nas redes sociais.

ADMINISTRAÇÃO / GESTÃO

Administração:

  • Aquisição de máscaras reutilizáveis para servidores e para distribuição à população em vulnerabilidade;
  • Regulamentação por decreto do trabalho remoto para servidores enquadrados em grupo de risco, bem como para os que têm filhos em idade escolar;
  • Oferta de capacitações para servidores por videoconferência;
  • Adequação dos ambientes da sede da Prefeitura de acordo com as normas sanitárias, com disposição de álcool em gel e recomendações de distanciamento;
  • Adaptação do atendimento da Praça do Cidadão às normas vigentes, com agendamento prévio e evitando aglomerações.

Fazenda:

  • Monitoramento e projeção do impacto financeiro e econômico provocado pela pandemia no município;
  • Incentivos fiscais para setores afetados em 2020;
  • Prorrogação da isenção de IPTU até 2021 para os contribuintes contemplados em 2019, conforme critérios da legislação municipal.

Controladoria:

  • Página específica no Portal da Transparência para publicação de documentos referentes aos gastos para o enfrentamento à pandemia;
  • Responsável por fiscalizar a utilização do Fundo Especial para Enfrentamento da Pandemia Internacional de Covid-19.

Gestão e Tecnologia:

  • Plano de retomada econômica;
  • Adequações no Sistema Pronto para reagendamento de consultas e validade de receitas, além de torná-lo um canal oficial de notícias para os usuários, alcançando cerca de 35 mil pessoas;
  • Criação do módulo de monitoramento do Covid-19, com o mapa de casos e suporte direto aos infectados, com envio de questões de hora em hora e anotações de evolução no prontuário do paciente;
  • Parceria com a Furb e Unimed na produção de dados dos usuários da rede para construção de um perfil epidemiológico criado por cientistas de dados;
  • Criação de serviços eletrônicos tanto internos, como para o público externo, nas áreas de saúde, Educação, administração, Fazenda, entre outros.

Procuradoria:

  • Seguindo as orientações do Governo do Estado, a Procuradoria Geral de Blumenau editou em 17 de março de 2020 o decreto de número 12.588, com medidas de segurança para o enfrentamento da Covid-19. No dia 19 de março do ano passado, o decreto de número 12.589 decreta situação de Emergência na cidade e serviços, atividades e aulas presenciais são suspensas;
  • O transporte público de Blumenau também foi paralisado de 17 de março a 15 de junho do mesmo ano, visando diminuir a aglomeração de pessoas durante o período de Pandemia;
  • O município adotou medidas administrativas relativas ao cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos de Blumenau. O recesso coletivo de dezembro de 2020 teve 18 dias antecipados para março. No início de abril o sistema de Home Office foi adotado pelos servidores não considerados essenciais.

Procon:

  • Reformulação da logística para atendimento por meio do WhatsApp do Consumidor (47) 99920-0083;
  • Fiscalização do preço de venda de álcool em gel e máscaras em estabelecimentos, com segmentos fiscalizados: farmácias, supermercados, distribuidoras, frigoríficos, granjas e empresas de laticínios;
  • Orientação para consumidores sobre golpes de vendas nas redes sociais;
  • Disponibilização de álcool em gel aos consumidores e funcionários, com higienização preventiva após cada atendimento presencial;
  • Retirada de cadeiras para aguardo e efetuado o distanciamento para efetivação do atendimento;
  • Cancelamento temporário das audiências conciliatórias;
  • Início de junho – retorno do atendimento diário na Intendência do Garcia com agendamento.

OBRAS / MEIO AMBIENTE / DEFESA CIVIL

Obras:

  • Retomada das obras e manutenções, fomentando a economia local, seja com a aquisição de insumos e também a mão-de-obra; com geração/manutenção de cerca de 300 empregos.

Meio Ambiente:

  • Divulgação das redes sociais da Semmas à população;
  • Disponibilização de serviços de forma on-line;
  • Realização de lives do trânsito e bem-estar animal;
  • Retomada dos plantões com atendimento agendado;
  • Execução de campanhas para arrecadação de ração e roupas para pets;
  • Promoção de atividades nas redes sociais relativas ao Junho Verde;
  • Retomada das reuniões dos conselhos municipais;
  • Reabertura do Parque Municipal São Francisco de Assis e Parcão para visitação.

Defesa Civil:

  • Integra as Forças de Segurança que fiscalizam a aplicação das regras sanitárias vigentes, juntamente com Polícia Militar e a Guarda Municipal de Trânsito.

Para mais informações, acesse os boletins diários da Prefeitura de Blumenau.